Madeira

Turistas de cruzeiro 'mexeram' com 6.575 serviços de transporte no Funchal

Dados alusivos ao primeiro trimestre de 2023 mostram que praticamente metade dos transportes foram assegurados pelos táxis

Foto ASPRESS
Foto ASPRESS

Depois do 'MSC Seashore' estão previstas para este mês mais três estreias no Porto do Funchal. A 16 de Abril será 'Costa Diadema' e logo no dia seguinte o 'AIDAperla'. Já no dia 21 será a vez do 'Le Bellot'.

O Porto do Funchal recebeu 94 escalas no primeiro trimestre de 2023. Ao todo foram 227.940 os passageiros que chegaram à Madeira, juntando aos 85.805 tripulantes e, feitas as contas, 313.745 pessoas acabaram por visitar a ilha a bordo dos navios de cruzeiro.

Os dados divulgados pela APRAM ao DIÁRIO - atestados ontem por Paula Cabaço - certificam a grande movimentação no Molhe da Pontinha com a passagem de 6.575 autocarros, carrinhas, táxis, jipes, tuk-tuk ou TVDE nos primeiros três meses deste ano.

Mês Autocarros Carrinhas/Jipes/Tuk-Tuk/TVDE Táxis
Janeiro 736 489 1.035
Fevereiro 504 378 848
Março 732 739 739
Total 1.972 1.606 2.997

Os dados alusivos ao primeiro trimestre de 2023 mostram assim que praticamente metade dos transportes foram assegurados pelos táxis.

São números que atestam claramente a importância do turismo de cruzeiro para a nossa economia. Muita gente trabalha no porto em dias de navios de cruzeiro. Paula Cabaço, APRAM

Porto do Funchal recebeu "cerca de 228 mil passageiros" no primeiro trimestre de 2023

Primeiro trimestre o Porto do Funchal recebeu "cerca de 228 mil passageiros e cerca de 85 mil tripulantes. Isto corresponde a um crescimento de 139% relativamente ao ano passado, o que é um indicador muito positivo", refere Paula Cabaço, presidente da APRAM.

A presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, que dá revela outros dados sobre o primeiro trimestre de 2023. Os portos de origem foram tradicionalmente os de Canárias - 66 escalas com origem naquele arquipélago - seguindo-se 19 escalas com origem no corredor atlântico, nomeadamente Liverpool, Bremerhaven, Portsmouth, Southampton, Corunha, Vigo, Leixões e Lisboa. Acresce ainda a passagem de seis transatlânticos.

Já como portos de destino, e potenciando a área da Macaronésia, 72 navios seguiram para Canárias ou Cabo Verde. Outros seis para o corredor atlântico e cinco zarparam rumo à América.

Questionámos igualmente Paula Cabaço sobre quantas escalas estão previstas até final de 2023, no Funchal e Porto Santo, mas a análise não será feita por agora tendo em conta que ainda existem "oscilações no mercado".

Verificamos que há uma tendência de estabilidade, mas ao mesmo tempo verificamos oscilações no mercado. Por isso, faremos nova análise no final desta época que como sabe, termina em Maio. Paula Cabaço, APRAM

Maioria dos passageiros a embarcar no MSC Seashore é madeirense

Cruzeiro deixa o Porto do Funchal às 20 horas com destino a Valência

Quanto às estreias de navios, ontem tivemos a escala inaugural do 'MSC Seashore', mas para este mês estão previstas mais três. A 16 de Abril o 'Costa Diadema' e logo no dia seguinte o 'AIDAperla'. Já no dia 21 será a vez do 'Le Bellot'. No próximo mês o Porto do Funchal recebe também, no dia 8 de Maio, o 'Enchantment of the Seas' e depois (9 de Maio) o 'Vega'.

O Porto Santo iria ter a sua primeira escala neste mês de Abril, no dia 6, com o navio 'Seabourn Quest', que entretanto cancelou a sua reserva.