Mundo

Marinha francesa resgata 41 migrantes no Canal da Mancha

None

Os serviços franceses resgataram hoje no Canal da Mancha, em diferentes operações, 41 migrantes que tentavam chegar de forma clandestina à costa de inglaterra.

A primeira aconteceu de manhã, quando o navio patrulha da Marinha francesa Pluvier se encontrava frente ao porto de Boulogne sur Mer e foram avistadas várias pessoas na água, indicou, em comunicado, a Capitania Marítima do Canal da Mancha e do Mar do Norte.

Os marinheiros subiram a bordo do Pluvier 28 pessoas e, para comprovar que não tinha ficado ninguém na água, um helicóptero sobrevoou a zona.

Todos os migrantes, sobre cuja nacionalidade não foram fornecidos detalhes, foram conduzidos ao porto de Boulogne sur Mer. Quatro pessoas estavam em estado de hipotermia.

O segundo resgate, após a receção de um aviso sobre uma embarcação em perigo, foi realizado por outro navio da Marinha francesa, o Loire, que socorreu 13 pessoas e as levou ao porto de Calais, onde receberam assistência médica e ficaram à guarda da Polícia do Ar e das Fronteiras (PAF).

A Capitania Marítima recordou, em comunicado, que o Canal da Mancha é uma área marítima particularmente perigosa para quem tenta atravessá-la, com um intenso tráfego de barcos comerciais (cerca de 400 por dia) e com condições meteorológicas frequentemente difíceis, já que há 120 dias no ano com ventos de força 7.