Madeira

Reserva da Biosfera do Porto Santo e Santana continuam a proporcionar actividades

Englobado no Festival Reservas da Biosfera Portuguesas que decorre até 7 de Abril

Foto DR
Foto DR

O Festival das Reservas da Biosfera está a decorrer nas diversas Reservas da Biosfera de Portugal, desde o dia 21 de abril até 7 de maio, destacando-se a sua abertura nas Reservas de Santana e da Graciosa e o encerramento na Reserva das Berlengas.

Pela primeira vez, as Reservas da Biosfera (RB) Portuguesas são palco de um festival que tem o intuito de promover um conjunto de atividades, destacando-se exposições, oficinas artísticas, showcookings, trilhos e visitas guiadas, debates e música, de modo a sensibilizar e de capacitar as pessoas para a conservação da natureza e divulgação do património cultural.

O evento pretende valorizar o território, o desenvolvimento económico e sustentável da rede de Reservas da Biosfera em Portugal.

Ainda tem como objetivo acrescentar valor e conhecimento científico aos territórios portugueses classificados pela UNESCO, através da partilha de conhecimento e boas práticas entre cidadãos e residentes, entidades públicas e privadas.

Este festival é promovido pela Quaternaire, em colaboração com as Reservas da Biosfera de Portugal, e decorre no âmbito do Projeto “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes”.

A Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo também irá proporcionar uma panóplia de atividades tanto à comunidade como a grupos específicos, com a colaboração de vários parceiros, nomeadamente as escolas do concelho, a Universidade Sénior, o IFCN, entre outros, e um intercâmbio com a Reserva da Biosfera de Santana.

Ao longo destas semanas poderá ser visitada a exposição itinerante de fotos sobre a reflorestação do Pico do Castelo e obra de Schiappa de Azevedo no auditório da Câmara Municipal, de 21 a 26 de abril, e na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, de 27 de abril a 7 de maio. Também a exposição o “Mar a contar outra história” será exibida na subida do cais, na Calheta e no Porto de Abrigo, até finais de setembro.

Há ainda a destacar outras atividades nomeadamente a Comemoração do Dia Mundial da Terra com a colaboração do Professor Mário Cachão; campanha de limpeza costeira no Porto do Pedregal e caminhadas interpretativas com a colaboração dos alunos e docentes da escola, comunidade e IFCN; visita ao Museu Cardina; Birdwatching no Campo de Golfe; visitas guiadas às vinhas e muros de croché; atividades náuticas; palestras e ainda o intercâmbio entre as duas Reservas da Biosfera da RAM, com os idosos dos 4 Centros de Dia de Santana e os alunos da Universidade Sénior do Porto Santo.

A comemoração do Dia Mundial do Livro também foi assinalada com o conto da história "O Regente da Floresta" da autoria da professora Rute Areal, na Biblioteca Municipal e na escola, aos alunos do 1.º Ciclo.

As atividades poderão ser consultadas nas redes sociais do município.