Uma Esperança para a Agricultura no Porto Santo

Para quem como eu tem familiares agricultores no Porto Santo, sabe à partida que os coelhos são a principal praga e o principal problema.

A realidade é que é tão desmotivador trabalhar, plantar, tratar, investir, e de um momento para o outro ver tanto trabalho esfumar-se e estar impotente para proteger o que é seu. O problema assume uma proporção tão grande que a agricultura provavelmente vai se extinguir no Porto Santo se não se fizer alguma coisa.

Os coelhos que atualmente atacam as produções agrícolas no Porto Santo, são híbridos com maior capacidade destrutiva dos coelhos de outrora o que ainda agrava mais o problema. Para quem nunca viu, não imagina como os coelhos conseguem destruir uma plantação quase num abrir e fechar de olhos.

Os agricultores do Porto santo não estão contra ninguém, querem apenas um equilíbrio que permita a que nesta ilha se possa fazer agricultura com rentabilidade e com um ecossistema sustentável.

Foi por isso que recebemos com grande satisfação a notícia de que o IFCN decidiu permitir a caça de forma a reduzir a população de coelhos exclusivamente nas zonas agrícolas, esta situação demonstra uma atenção do Governo à agricultura no Porto santo que é de aplaudir, no entanto o problema não será resolvido só com esta medida pontual, seguramente e de forma periódica vão ser precisos mais abates os quais deveriam ser coadjuvados com outras medidas que permitam aos produtores agrícolas controlarem dentro das suas explorações estes animais.

Seria um crime se deixássemos que estes agricultores abandonassem a agricultura, porque o Porto Santo não será o Porto Santo sem agricultura.

Bem hajam o IFCN e o Governo com esta medida, espero que se repita até o problema estar controlado.

João Pereira