Madeira

CMF investe 120 mil euros em obras no Complexo Habitacional de Santo Amaro IV

Intervenção começa na próxima semana

None

As obras de requalificação do Complexo Habitacional de Santo Amaro IV, localizado na freguesia de Santo António, vão ter início já na próxima semana. Trata-se de uma intervenção a cargo da Câmara Municipal do Funchal, que vai custar 120 mil euros.

O anúncio foi feito pelo vereador com o pelouro das Obras Públicas, Bruno Pereira, esta manhã, numa visita efetuada ao local, acompanhado da vereadora com o pelouro da Habitação, Helena Leal.

As obras devem decorrer até final do mês de Dezembro, estando em causa a recuperação total das fachadas daquele Complexo Habitacional, construído em 2002, sendo composto por 48 fogos de tipologia T3. De acordo com nota da autarquia, a intervenção consiste em: revestimentos exteriores; tratamento técnico de betão e de todas as juntas de dilatação; impermeabilização das caleiras da cobertura e colocação de novos tubos; pinturas gerais exteriores e interiores; pinturas das escadarias; pintura das guardas de escada e varandas; pintura das guardas lavandarias e das portas de entrada dos blocos, entre outros.

“Uma grande intervenção, que se irá reflectir quer no interior das habitações como em todo o espaço exterior, garantindo a todos os moradores uma melhor qualidade de vida”, explicou Bruno Pereira. Na ocasião, evidenciou que a Câmara do Funchal duplicou este ano o investimento, face a 2002, para obras de conservação e manutenção só no interior das habitações sociais municipais a Este e a Oeste da cidade, de um total de 1.300 habitações sob gestão da Empresa Municipal Sociohabitafunchal. Falamos de 340 mil euros de investimento em 400 habitações, sendo que no ano passado foram intervencionadas 200 habitações.

Bruno Pereira garantiu que a atual vereação tem vindo a aumentar o investimento destinado à conservação e a manutenção da habitacional social. “A habitação é para o actual executivo municipal uma prioridade”, assegurou, sublinhando “que o sector esteve esquecido nos últimos anos”. 

Neste âmbito, relembrou que desde que a actual vereação tomou posse já investiu 600 mil euros na requalificação, numa 1.ª fase, do Bairro da Ribeira Grande, fez obras de melhoramento nos Conjuntos Habitacionais dos Viveiros III e na Alegria, estando em curso a Empreitada de Promoção da Eficiência Energética nas habitações sociais do bairro do Palheiro Ferreiro.