Madeira

Marítimo procura quebrar enguiço com apoio de 200 adeptos

Verde-rubros não vencem o conjunto famalicense desde 1994

O Marítimo venceu o Famalicão pela última vez em 1994.
O Marítimo venceu o Famalicão pela última vez em 1994.

A vitória no último jogo, contra o Paços de Ferreira, deu outro alento para as seis finais que restam ao Marítimo na presente temporada, uma das mais penosas da história recente dos verde-rubros.

Com uma vantagem de cinco pontos sobre os pacenses e a apenas três do Estoril-Praia, primeira equipa em lugar de manutenção directa no campeonato, a visita deste sábado (15h30) a Famalicão constitui-se de elevada importância para os madeirenses na luta pela sobrevivência no escalão maior do futebol português.

HISTÓRICO FAMALICÃO MARÍTIMO
Vitórias 6 6
Empates 3 3
Golos 22 23
Maior triunfo 2020/2021 (0-4) 1978/1979 (3-0)

No confronto entre os dois emblemas está tudo empatado. Seis vitórias para cada lado e seis empates em 18 jogos realizados.

Neste somatório futebolístico, o Marítimo contabiliza 23 golos marcados e o Famalicão balançou as redes por 22 ocasiões. O resultado mais volumoso pertence aos famalicenses (0-4), goleada infligida em 2020/2021, nos Barreiros, o mesmo reduto onde os verde-rubros, no primeiro duelo de sempre entre os dois conjuntos, aplicou 'chapa 3' em 1978/1979 - época na qual o Famalicão viria a descer para a II Divisão e o Marítimo acabou em 9.º lugar.

Ora, uma vez que o Famalicão ficou arredado do convívio entre os grandes durante vários anos - entre 1994 e 2020 - será preciso recuar até à década de 90, mais concretamente ao dia 20 de Março de 1994 para encontrar a última vitória dos insulares, e na casa onde hoje irá jogar.

O encontro terminou com um 2-0 favorável ao conjunto então orientado por Paulo Autuori, valendo os golos de Paulo Madeira e Alex Bunbury.

De volta ao presente, e apesar da recente recuperação, o Marítimo conta apenas com uma vitória fora de casa nesta época e nunca conseguiu marcar mais do que um golo fora em jogos do campeonato.

Certo é que o Marítimo vai ter, uma vez mais, um elevado número de adeptos no apoio à sua equipa. Em mais uma ‘romaria’ vão estar, pelo menos, mais de duas centenas de adeptos maritimistas no Estádio Municipal de Famalicão.

Já não há mais bilhetes para a zona afecta aos adeptos visitantes. O Marítimo, contudo, disponibiliza-se a fornecer mais bilhetes.

O Marítimo adquiriu 209 bilhetes, que correspondem aos 5% da capacidade do estádio e que os clubes forasteiros têm direito, de acordo com os regulamentos da Liga. Estes bilhetes foram adquiridos a 10 euros cada e, de acordo com a informação prestada pelo clube, será esta importância cobrada a cada adepto à entrada para o estádio.

Na antevisão ao embate, o treinador do Marítimo, José Gomes, disse que acredita que a visita a Famalicão "é o jogo" que poderá colocar os madeirenses fora dos lugares de despromoção da I Liga, pela primeira vez nesta época.

Este é o jogo. O descanso é para quando as coisas estiverem resolvidas, quando acabar. Até acabar não se perspetiva que seja com muita antecedência relativamente ao final da época. José Gomes

Técnico do Marítimo acredita que visita a Famalicão "é o jogo" da reviravolta

O treinador do Marítimo, José Gomes, disse hoje que acredita que a visita a Famalicão "é o jogo" que poderá colocar os madeirenses fora dos lugares de despromoção da I Liga de futebol, pela primeira vez nesta época.

O Marítimo apenas contabiliza um empate fora de portas desde que José Gomes sucedeu a João Henriques no cargo, nomeadamente, no jogo de estreia do técnico natural de Matosinhos, em Vila do Conde (1-1). 

Já o treinador do Famalicão espera dificuldades para vencer o Marítimo. João Pedro Sousa desvalorizou, em conferência de imprensa de antevisão da partida, a posição ocupada pelos insulares.

Treinador do Famalicão espera dificuldades no jogo frente ao Marítimo

O treinador do Famalicão afirmou hoje que espera dificuldades para vencer o Marítimo, na 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, tal como aconteceu na ronda anterior frente ao Vitória de Guimarães. 

Vamos encontrar várias dificuldades perante uma equipa com valores individuais, com muito valor coletivo. Muito bem trabalhada pelo seu treinador e percebe-se que a equipa vem em evolução. Claramente que os resultados negativos que tiveram  não foram coincidentes com o que o Marítimo foi apresentando nos seus jogos. João Pedro Sousa

O Famalicão, na 7.ª posição, com 39 pontos, recebe assim o Marítimo, em 16.º lugar, com 22 pontos, em jogo da 29.ª jornada da I Liga. A partida conta com arbitragem de Hélder Malheiro e será transmitida pela Sport TV.

Inquérito

O Marítimo vai manter-se na I Liga?

Escolha uma opção
  • Só por milagre
  • Sim e com margem folgada
  • Infelizmente, não
  • É uma incógnita
  • Só se mudar de presidente
Enviar opinião

O que também marca a agenda deste sábado

Política

O PSD-Madeira convoca às 10 horas nova conferência ao abrigo do 'Compromisso 2030' desta feita subordinada à temática 'Coesão Territorial: Desafios do Poder Local' no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

Já o PS-Madeira promove uma conferência de imprensa com o líder parlamentar Rui Caetano às 10h00. O socialista desloca-se ao Parque Industrial da Cancela.

Também a CDU vai até às zonas altas da freguesia de Santa Maria Maior. A iniciativa conta abordar o problema das obras inacabadas. Ricardo Lume chega por volta das 10h30.

E por falar em obras, Bruno Pereira visita à mesma hora (10h30) ao Complexo Habitacional de Santo Amaro IV, um empreendimento, construído em 2002, composto por 48 fogos de tipologia T3, dividido por dois blocos idênticos, que será alvo de requalificação.

Desporto

Os mais de dois mil atletas que participam na 14.ª edição do Madeira Island Ultra Trail (MIUT) percorrem os trilhos da ilha até chegar ao Fórum Machico, local onde se encontra a meta desta prova internacional.

Na Ilha Dourada, o Portosantense está a um passo de se sagrar campeão regional. Basta pontuar diante o Juventude de Gaula. O apito inicial está agendado para as 15 horas e o encontro será transmitido no YouTube.

Nota ainda para o jantar do 27.º aniversário da Associação Desportiva de São Roque do Faial no Restaurante Ponte Velha; e a festa do futebol feminino no Campo de Futebol Adelino Rodrigues.

Outras iniciativas

Tiro de partida para o I evento organizado pelo 'Ferrari Owners' na Madeira e que configura o seguinte cronograma.

  • 09h30 - Partida conjunta da Garagem Hotel Savoy/Estrada Monumental;
  • 10h00 - Primeira paragem e reagrupamento Estrada Monumental e saída conjunta para Câmara de Lobos;
  • 10h30 - Paragem no Miradouro Cabo Girão;
  • 11h00 - Partida para Ribeira Brava/Ponta do Sol/Canhas/Paul da Serra/Santa/Ponta do Pargo/Prazeres/Vila da Calheta;
  • 13h00 - Casa das Mudas – Visita às Exposições;
  • 14h00 - Chegada das viaturas ao Porto de Recreio da Calheta e almoço no Hotel Sacharum;
  • 16h30 - Regresso Funchal/Hotel Savoy.

Proprietários dos Ferraris oferecem cama articulada a ex-funcionária da Câmara do Funchal

A entrega foi feita à filha, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de Pedro Calado

Hoje também é Dia Mundial da Terra. O Parque Ecológico do Funchal promove uma actividade (das 10h00 às 12h30) no seu viveiro de plantas e o Parque Florestal das Queimadas acolhe o I Festival das Reservas da Biosfera de Portugal (16h00).

Último dia do Viva Cidade com quatro concertos às 17 horas no Largo do Chafariz (Akoustic Junkies & Corvo), às 18 horas na Rua Imperatriz Dona Amélia (BCH Jazz Classic Trio), às 19 horas na Praça Amarela (Banda D’Além) e pelas 21 horas no Mercado dos Lavradores (Casey Dance Studio – 'Anjo em Corpo Meu').

Pode ainda contar este sábado com o concerto do Quinteto de Sopros ‘Atlântida’ da ANSA/OCM que contará com a presença dos artistas convidados Anikó Harangi e Pedro Araújo Santos no Salão Nobre da ALRAM (18 horas).

À mesma hora poderá ainda optar por ir até à Ribeira Brava marcar presença no XXXVII Encontro de Bandas Filarmónicas.

O que já aconteceu neste dia?

1500 - Data oficial da descoberta do Brasil pela armada de Pedro Álvares Cabral.

1529 - As Coroas de Portugal e Espanha assinam o Tratado de Saragoça, que define os interesses dos dois países no Pacífico.

1821 - D. João VI delega a regência do Brasil no filho D. Pedro.

1870 - Nasce o revolucionário russo Vladimir Ilitch Ulianov, Lenine.

1915 - Grande Guerra 1914-1918. Tropas alemãs usam gás letal, pela primeira vez.

1926 - A Pérsia, a Turquia e o Afeganistão assinam o tratado de segurança mútua.

1931 - É assinado o tratado de amizade entre o Egipto e o Iraque, o primeiro acordo firmado pelas autoridades egípcias com outro país árabe.

1945 - II Guerra Mundial. As Forças Aliadas tomam a cidade italiana de Bolonha.

1962 - Eusébio, avançado do Benfica, marca o seu primeiro golo ao FC Porto.

1983 - O repórter do semanário alemão Stern, Gerd Heidemann, afirma ter descoberto os diários de Adolf Hitler com anotações quase diárias entre junho de 1932 e meados de abril de 1945, pouco antes do suicídio do "Fuehrer" nazi no "bunker".

1994 - Morre, com 81 anos, Richard Nixon, o 37.º Presidente dos EUA entre 1969 e 1974.

1999 - Morre Filipe Themudo Barata, antigo governador de Timor. Tinha 79 anos.

2002 - Morre, com 53 anos, Linda Lovelace, pseudónimo de Linda Boreman, protagonista de "Garganta Funda".

2004 - Acidente ferroviário na Coreia do Norte provoca cerca de três mil vítimas.

2005 - É lançado o plano nacional de prevenção e combate à fraude e evasão fiscal nas contribuições e prestações da Segurança Social; o franco-marroquino Zacarias Moussaoui, 36 anos, declara-se culpado de cumplicidade nos atentados de 11 de Setembro de 2001, no tribunal de Alexandria, perto de Washington, EUA.

2010 - É emitido o primeiro resgate financeiro à Grécia.

2015 - O administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca é detido depois de buscas realizadas à sede do grupo, em Quinta da Sardinha, no concelho de Leiria. Fica em prisão preventiva, no âmbito da Operação Marquês.

2016 - Um número recorde de países, incluindo os EUA e a China, os maiores poluidores do mundo, assinam na ONU, Organização das Nações Unidas, o acordo histórico que visa diminuir o aquecimento do planeta, negociado em dezembro passado em Paris.

2021 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, usa o veto político para devolver ao parlamento o decreto que permite o recurso à procriação medicamente assistida (PMA), através da inseminação com sémen após a morte do dador.

2022 - O ex-ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, é formalmente constituído arguido e interrogado como tal sobre o atropelamento mortal, em 2021, de um trabalhador na A6, perto de Évora.

Uma coisa interessante na vida é que se nos recusarmos a aceitar nada que não seja o melhor, na maior parte dos casos conseguimos mesmo tal objectivo. Pensamento do dia por Somerset Maugham (1874-1966), escritor britânico