Madeira

PRR financia Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia do Funchal em mais de 9,9 milhões de euros

None
Foto ASPRESS

O Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia do Funchal vai ser apresentado amanhã, pelas 11h30, nas instalações desta IPSS. O financiamento PRR a este projecto ascende a 9,9 milhões de euros.

A ocasião servirá para dar a conhecer o projecto que prevê a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), de um Centro de Dia, de Residências Assistidas e de uma área de serviços de saúde da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, vocacionados para a Reabilitação Física da Pessoa Idosa.

O complexo social pretende criar 65 novas vagas e 20 vagas remodeladas em ERPI, assim como 30 novas vagas no Centro de Dia, o que perfaz um total de 115 vagas em ERPI (das quais 95 são novas).

Para esse fim, será feita a remodelação, ampliação e adaptação das infraestruturas existentes, nomeadamente, do actual “Lar Santa Isabel”, bem como a reconversão de equipamentos sociais, como é o caso das antigas instalações da “Escola Secundária do Funchal – Mercês”.

A obra deverá durar dois anos, estimando-se que possa estar concluída em inícios de 2025.

Este projecto, dada a sua temporalidade, escala e demais características, implica uma beneficiação das condições ambientais e de conforto e eficiência energética, recorrendo à utilização de energias renováveis para autoconsumo e a redução de custos de consumo de energia e de combustíveis, e bem ainda, no caso das novas construções, com particular atenção ao seu desempenho energético.

Recentemente a Madeira lançou o aviso de abertura de concurso, denominado 'Requalificação e Alargamento da Rede de Estruturas Residenciais e Não Residenciais para Pessoas Idosas – ERPI', publicado a 7/10/2022, cujos projectos a selecionar visavam a requalificação e o alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais na Região, prevendo-se atingir 20% da meta (910 vagas) em estruturas residenciais e não residenciais para pessoas idosas. A este aviso candidatou-se a Santa Casa da Misericórdia do Funchal com o projecto, 'Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia do Funchal', que mereceu decisão de aprovação a 28/03/2023.

No âmbito deste aviso, foram ainda aprovados outros dois projectos (Centro de Noite e de Dia da Garouta do Calhau e Lar da Associação de Socorros Mútuos – 4 de Setembro), cujo financiamento pelo PRR ascendeu, globalmente, a 16 milhões de euros, abrangendo-se com estes investimentos 209 vagas em estruturas residenciais e não residenciais para pessoas idosas, atingindo-se assim 23% da meta global dos lares.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, marcará presença nesta apresentação.