País

Dissolução da AR seria má notícia mas às vezes tem de haver más notícias, diz Marcelo

None

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que a dissolução da Assembleia da República "seria uma má notícia", mas sublinhou que "às vezes tem de haver más notícias".

"Se tiver de haver, que seja o mais tarde possível", referiu.

Em Braga, no encerramento da iniciativa Millennium Talks, disse ser importante não introduzir fatores de instabilidade, imprevisibilidade e insegurança, sobretudo numa altura em que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) está em curso e o Portugal 2030 está em fase de arranque.

Nesse sentido, apelou aos responsáveis políticos "de todos os lados" para fazerem "tudo o que puderem" no sentido de garantir estabilidade no país.

"Todos nós agradecemos. Agradecem os cidadãos e agradece o Presidente da República, que fica dispensado de uma decisão que é sua e só sua", afirmou.

Ao invés, "seria uma má notícia - e nós normalmente dispensamos as más notícias - o ter de introduzir um fator adicional político complementar, a meio deste período de execução de fundos e de enfrentamento da situação económica e financeira existente", referiu.

No entanto, o PR admitiu que "às vezes, tem de haver más notícias".

"O ideal é que não haja. Se tiver de haver, que seja o mais tarde possível, com o mínimo de custos em termos de instabilidade. E o mais próximo possível da transição que, em qualquer caso, poderia, se fosse essa a vontade do bom português, ocorrer", acrescentou.