Madeira

Novo Centro de Inspecções Automóvel nas Ginjas pronto em 2024

Rui Barreto destaca que a Madeira tem "a mais baixa fiscalidade para as empresas" com o objectivo de captar investimento

Câmara Municipal de São Vicente acolheu apresentação pública do projecto
Câmara Municipal de São Vicente acolheu apresentação pública do projecto, Foto SRE

A Região Autónoma da Madeira terá um novo Centro de Inspecções Automóvel, desta feita localizado no Parque Empresarial das Ginjas, em São Vicente, foi anunciado esta quinta-feira, 20 de Abril, pelo administrador da Sociedade de Exploração de Parques de Estacionamento, Gonçalo Henriques. 

Trata-se de um investimento na ordem dos dois milhões de euros, que ocupará 2.500 metros quadrados da costa norte da ilha. As obras para a construção daquele que será o 5.º centro de inspecções da Região devem avançar ainda antes do Verão de 2023, estando a conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2024. O novo empreendimento deverá empregar, numa primeira fase, cinco pessoas.  

Em declarações ao DIÁRIO, Gonçalo Henriques explica que "faz sentido ter um centro que cubra toda a costa norte da ilha, nomeadamente São Vicente, Porto Moniz e inclusive Santana". A infra-estrutura terá uma linha de inspecção para veículos ligeiros, pesados e motociclos.

O projecto foi dado a conhecer esta manhã na Câmara Municipal de São Vicente, local que foi também palco da apresentação do Plano de Dinamização da Madeira Parques Empresariais para a Costa Norte, a cargo do presidente da estrutura, Gonçalo Pimenta. O secretário regional da Economia, Rui Barreto, esteve presente na ocasião. 

Rui Barreto destacou que captar investimento para a Região é um dos principais objectivos do executivo madeirense do PSC/CDS-PP, afirmando que a Madeira tem "a mais baixa fiscalidade para as empresas".

Este é um governo liberal do ponto de vista económico, é um governo a favor do investimento. Temos hoje na Madeira um bom ambiente de negócios. Rui Barreto 

O tutelar da pasta da Economia aproveitou a oportunidade para congratular o presidente da Câmara Municipal de São Vicente pela criação de "atractividade para as empresas se fixarem no município". 

Sem esquecer o acentuado despovoamento verificado na costa norte nos últimos anos, Barreto recorda a importância do trabalho feito pelo Governo Regional da Madeira na criação de acessos e na expansão da rede viária regional, que permitiram a "coesão social e económica" da Região. 

Tem havido um despovoamento, um êxodo... julgo que as obras que têm sido feitas da rede viária tem levado mais gente e mais rápido para a zona sul (risos). Mas não tenho dúvidas de que nesta década vamos ter muitos investimentos na costa Norte. Rui Barreto