Madeira

Funchal é a 3.ª cidade portuguesa onde se gasta menos em alimentação

Análise de plataforma HelloSafe, plataforma de comparação de produtos financeiros, diz que portugueses gastam 40% do seu salário em alimentação

Foto RadekSklenicka/Shutterstock.com
Foto RadekSklenicka/Shutterstock.com

Na mais recente análise da HelloSafe, "plataforma líder para comparar produtos financeiros (seguros, empréstimos, investimentos) em Portugal", foram examinados os dados sobre as taxas de inflação alimentar nos países europeus, com especial enfoque em Portugal e nos produtos que mais aumentaram de preço nos últimos 12 meses. E concluiu que a capital madeirense é a 3.ª cidade portuguesa onde se gasta menos em alimentação.

Entre os destaques, concluem que "Portugal tem a 12.ª maior inflação alimentar da Europa", que o "Funchal é o 3.º concelho onde se gasta menos com alimentação", que o "açúcar, azeite, leite e ovos são os alimentos que tiveram a maior alta em doze meses", que "Viana do Castelo é o concelho onde os gastos com alimentação são os mais elevados do país" e que os "portugueses gastam cerca de 40% do salário em supermercados e restaurantes".

A HelloSafe diz mais: "Embora a inflação alimentar não esteja a poupar nenhum país na Europa, existem ainda grandes disparidades entre países. Com uma taxa anual de inflação alimentar de 22% em Fevereiro de 2023, Portugal está acima da média europeia de 19,1% e numa situação pior do que países como a Espanha, Itália e França. Segundo os dados apresentados pelo Eurostat, entre os trinta países com dados reportados, Portugal tem a 12.ª maior inflação alimentar. No entanto, o país contrasta com a Hungria, que tem a taxa anual de inflação alimentar mais elevada da Europa em Fevereiro de 2023 (47%). Esta taxa é mais de duas vezes superior à de Portugal. A Suíça, por outro lado, tem a mais baixa taxa de inflação alimentar: 6,6% em comparação com Fevereiro de 2022."

Visite HelloSafe Portugal para mais ferramentas.

"Quando olhamos para os dados disponíveis a nível local, vemos que a inflação alimentar não atinge todos por igual. Analisámos as despesas mensais com alimentação (supermercados e restaurantes) em todas as cidades portuguesas onde os dados estão disponíveis na plataforma Numbeo", refere. "Actualmente, as famílias portuguesas gastam cerca de 39,9% do seu orçamento mensal em alimentação (26,9% em supermercados e 13% em restaurantes). Das treze cidades para as quais existem dados disponíveis, os habitantes de Cascais tendem a gastar uma proporção menor do seu orçamento familiar em alimentação, cerca de 35,80%. Lisboa vem a seguir, com 37,30% das despesas. Observa-se uma tendência oposta no que diz respeito ao preço da habitação. Nas cidades onde os custos da habitação são mais elevados, as despesas com alimentação são mais baixas".

Visite HelloSafe Portugal para mais ferramentas.

Aliás, "os concelhos de Aveiro (43,2%), Ponta Delgada (43,3%) e Viana do Castelo (43,7%) encontram-se na situação oposta de Cascais e Lisboa. Viana do Castelo tem o índice mais elevado de despesas alimentares do país, onde as despesas de supermercado representam 32,4% do orçamento familiar mensal e os restaurantes 11,3%", refere.

Para conhecer o ranking completo e mais informações sobre outros concelhos, acesse o nosso estudo neste link.