País

Greve dos maquinistas da CP já suprimiu hoje pelo menos 31 comboios

Paralisação, que teve início este sábado, vai durar um mês

None
Foto Lusa

Entre as 0 e as 8 horas deste domingo, 2 de Abril, foram suprimidos 31 comboios dos 124 programados, revela a CP-Comboios de Portugal, citada pelo Jornal de Notícias (JN), acrescentado que "circularam como previsto 93 composições", neste que é o segundo dia de greve dos maquinistas.

A greve convocada pelo SMAQ - Sindicato dos Maquinistas começou ontem e prolonga-se até o 1.º de Maio.

Segundo o JN, no primeiro dia de greve, até às 19 horas, dos 674 comboios programados foram suprimidos 127, o que representou 18,8 por cento de ligações por efectuar.

"No serviço de longo curso, a CP não suprimiu nenhum comboio e no serviço regional não foram realizadas 11 ligações de 34 estimadas. Nos urbanos de Lisboa, foram suprimidos 14 comboios de um total de 58 programados e no Porto não se realizaram seis comboios em 21 estimados. Em Coimbra, as duas ligações previstas foram cumpridas", indica a mesma fonte.

Os maquinistas da CP-Comboios de Portugal cumprem um mês de greve, convocada pelo sindicato SMAQ, entre os dias 1 de Abril e 1 de Maio de 2023, e pelos sindicatos ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFA, SINFB, SIOFA e STF, para o período compreendido entre as 00h00 e as 23h59 do dia 6 de Abril de 2023.

Segundo a empresa, "prevêem-se perturbações na circulação, com especial impacto no dia 6 de Abril".