Madeira

Parceiros do projecto EUMeTrain vão reunir-se no Funchal

None

Entre amanhã e quinta-feira, 18 e 20 de Abril, vai realizar-se uma reunião de parceiros do projecto EUMeTrain, no Funchal.

Este é um projecto inserido na EUMETSAT - organização europeia de exploração de satélites meteorológicos - dedicado ao tema da formação técnico-científica no domínio da meteorologia satélite. A EUMeTrain conta com a participação, além do IPMA, dos serviços meteorológicos nacionais da Alemanha (DWD), Áustria (GSA, como coordenador), Croácia (DHMZ), Finlândia (FMI) e Hungria (OMSZ). As actividades de formação são articuladas também com a EUMETCAL, que é o programa de formação da EUMETNET - organização europeia constituída pelos serviços meteorológicos nacionais.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) iniciou a colaboração no projecto EUMeTrain em 2006, tornando-se membro oficial em 2010, e tem vindo a desenvolver actividades de formação em várias áreas, destacando-se as do mar e da superfície terrestre, em particular da vegetação e dos fogos florestais. O tipo de iniciativas desenvolvida pelos parceiros da EUMeTrain consiste, por um lado, no desenvolvimento de material de formação como casos de estudo ou módulos de formação para consulta e, por outro, na organização de cursos de formação, semanas temáticas e briefings meteorológicos mensais, com sessões em tempo real (i.e., em modo síncrono).

A reunião contará com o apoio logístico do Governo Regional da Madeira e será realizada nas instalações do Campo da Barca.  No âmbito desta iniciativa já elaborado material de formação para eventos meteorológicos extremos na ilha da Madeira. Em particular, a realização de casos de estudo relacionados com o evento extremo de precipitação de 20 de Fevereiro de 2010  e com os fogos florestais do início de Agosto de 2016.