Madeira

Albuquerque espera que o PIB da Madeira cresça além dos previstos 1,3%

“O nosso grande desafio é crescermos no futuro mais do que 1,3%”

None

O presidente do Governo Regional não arrisca avançar com número concreto, mas alinha na expectativa que também na Madeira o PIB supere, em alta, a previsão de crescimento em consonância com o revisto para a economia portuguesa deste ano, hoje apontada para 1,8%, ligeiramente acima dos 1,3% previstos em Outubro, conforme anunciou o ministro das Finanças.

Por cá, Miguel Albuquerque é mais comedido. Depois de lembrar que “2021 e 2022 foram anos de excepcional crescimento económico”, assume que também na Madeira a expectativa está em consonância com o Banco de Portugal, que é ter um crescimento à volta de 1,3%. Contudo, assume o desejo que “o crescimento seja maior”, mas não arrisca indicar quanto.

“Vamos ver como é que vai decorrer o ano até ao início do segundo semestre. As expectativas são boas”, garante, ao revelar que há a intenção do Governo Regional de “atrair um conjunto de empresas para a Madeira no segundo semestre” por considerar “importantes para dinamizar a economia ainda mais”, justificou.

“O nosso grande desafio é crescermos no futuro mais do que 1,3%”, por entender que esta previsão que até “pode parecer um crescimento expressivo” no quadro da União Europeia, acaba por ser ‘curta’ em relação ao principais concorrentes.

Para ir mais além do previsto, diz ser “fundamental que esse crescimento ocorra por via da produtividade e das empresas”.

Declarações do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esta tarde, à margem de visita ao novo stand de automóveis da empresa Car Point - Automóveis, Unipessoal Lda, localizado na Rua das Virtudes, junto ao estádio do Marítimo.