Madeira

Futuro de bispo madeirense na Conferência Episcopal decide-se a partir de hoje

Conheça os assuntos que marcam a agenda regional nesta segunda-feira

FOTO MIGUEL A. LOPES/LUSA
FOTO MIGUEL A. LOPES/LUSA

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reúne-se entre hoje e quinta-feira, em Fátima, com a eleição do novo presidente na ordem de trabalhos, havendo dúvidas sobre a continuação, ou não, do madeirense José Ornelas no cargo.

José Ornelas, que é bispo de Leiria-Fátima, chega agora ao fim do primeiro mandato de três anos, podendo ser reconduzido por igual período. Nas últimas semanas, porém, surgiram notícias a darem conta da sua alegada indisponibilidade para continuar no cargo. O desgaste provocado por três anos de mandato marcados pela pandemia de Covid-19 e sobretudo pela situação dos abusos sexuais de menores na Igreja estará na base de uma eventual não recandidatura de José Ornelas.

O facto de terem surgido notícias sobre o alegado encobrimento de casos de abuso por parte de José Ornelas, enquanto superior dos Dehonianos, estará a contribuir para a possível não continuação de José Ornelas como presidente da CEP. Caso não seja eleito para novo mandato, ficará, no entanto, para a história que foi sob a sua presidência que a CEP decidiu criar a Comissão Independente que, ao longo de um ano, recolheu os testemunhos de alegadas vítimas de abuso sexual no seio da Igreja, no que foi encarado como um passo decisivo para o encarar de frente do problema.

Os nomes dos arcebispos de Braga (José Cordeiro) e de Évora (Francisco Senra Coelho), bem como o do bispo de Coimbra (Virgílio Antunes) têm sido apontados como possíveis candidatos, caso José Ornelas confirme indisponibilidade para continuar.

José Ornelas nasceu no Porto da Cruz há 69 anos e foi ordenado padre em 1981. Foi primeiro bispo de Setúbal e a 13 de Março de 2022 tomou posse como bispo de Leiria-Fátima. Nesta última cerimónia contou com a presença do actual bispo do Funchal, Nuno Brás, e dos dois antecessores, Teodoro Faria e António Carrilho.

OUTRO EVENTOS QUE TÊM LUGAR NESTA SEGUNDA-FEIRA:

09h00 - Conferência "Envolvimento dos Utilizadores nas Aplicações Móveis: Desafios", na Sala da Assembleia da Câmara Municipal do Funchal.

09h30 – Arranque dos trabalhos da 2.ª edição do programa de formação em ‘Gestão e Organização para Dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social da Região Autónoma da Madeira’, com a presença da secretária regional Rita Andrade, na Reitoria da Universidade da Madeira - Colégio dos Jesuítas- Sala 16.

09h30 -    Evento sobre o tema ‘Business Tailoring’, organizado pela empresa "Koy Konnecting, no Hotel Pestana Carlton.

10h45- Visita às instalações da empresa 'J. Nelson Abreu', em São Gonçalo, pelo Partido Socialista, com a participação do líder regional, Sérgio Gonçalves.

11h00- Seminário ‘Galen’s on the Construction of the Embryo’, na sala do Senado da Universidade da Madeira, na Penteada.

11h00- Conferência de imprensa sobre o Mercado de Automóveis Usados, na sede da ACIF, Rua dos Aranhas n.º 26.

12h00- Conferência de imprensa para apresentação do evento denominado ‘VivaCidade’, pelo presidente Pedro Calado e vice-presidente Cristina Pedra, no salão nobre da CMF.

12h00- Conferência de imprensa da CDU para abordar os entraves às alterações à lei eleitoral perpetrados pelo PSD e pelo CDS, junto ao La Vie, à Rua Dr. Brito Câmara.

15h30- Visita do presidente do Governo, Miguel Albuquerque, ao novo stand de automóveis da empresa Car Point – Nuno Caldeira Freitas – Automóveis, Unipessoal Lda –  Rua das Virtudes 52-54.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 17 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA E DIA EUROPEU DA INFORMAÇÃO AOS JOVENS:

1492 - Cristóvão Colombo assina o contrato com os Reis Católicos de Espanha para a constituição de uma armada que permita a chegada à Índia, por mar, seguindo para Ocidente.

1790 - Morre, com 84 anos, Benjamin Franklin, cientista norte-americano e herói da luta pela independência dos Estados Unidos da América.

1890 - São criadas a Escola Prática de Cavalaria de Vila Viçosa e a Escola Prática de Infantaria de Mafra.

1946 - Os franceses retiram-se da Síria.

1957 - O pandita Jawaharlal Nehru forma o Movimento do Congresso Indiano.

1958 - É inaugurada a Exposição Universal de Bruxelas.

1961 - Forças opositoras ao regime cubano de Fidel Castro tentam, em vão, a invasão de Cuba pela Baía dos Porcos, a partir do sul dos Estados Unidos da América.

1964 - Lançamento do histórico modelo Mustang, da Ford.

1969 - Começa a crise académica de Coimbra, quando é proibida a palavra ao presidente da Associação Académica de Coimbra, na inauguração do edifício da secção de Matemáticas. Alberto Martins e Barros de Moura contam-se entre os líderes associativos.

- Shirhan B.Sirhan, imigrante jordano nos Estados Unidos da América, é acusado da morte do senador norte-americano Robert Kennedy, candidato à Presidência.

1970 - A Apollo 13 regressa a Terra, com os astronautas, James A. Lovell, John L. "Jack" Swigert e Fred W. Haise, a salvo, depois da explosão de um tanque de oxigénio no Módulo de Serviço.

1971 - No Paquistão Oriental, os rebeldes proclamam a independência do território com o nome de República Democrática do Bangladesh.

1975 - Cambodja. Os Kmehrs Vermelhos tomam Phnom Penh.

1979 - Na Rodésia, negros e brancos votam pela primeira vez, em conjunto, para um governo de maioria negra.

1982 - Jorge Nuno Pinto da Costa é eleito presidente do FC Porto.

1984 - A Assembleia da República aprova a criação dos Serviços de Informação de Segurança e dos Serviços de Informação Estratégica de Defesa.

1985 - A África do Sul termina a retirada das forças em Angola.

1989 - Jacques Delors, presidente da Comissão Europeia, apresenta o "Relatório sobre a união económica e monetária na Comunidade Europeia". O documento vem a confirmar-se como o modelo seguido na criação do euro.

1992 - A Indonésia aceita negociar com Portugal, através da ONU, Organização das Nações Unidas, a situação de Timor-Leste, sem a participação de timorenses.

1993 - O Governo PSD aprova a proposta de aumento da idade de reforma das mulheres, de 62 para 65 anos.

- A Justiça Federal de Los Angeles condena dois dos quatro antigos polícias responsáveis pelo espancamento do motorista negro Rodney King, a 03 de março de 1991, um ano após os motins provocados pela absolvição em primeira instância.

1999 - Milícias pró-integracionistas espalham o terror em Timor-Leste. Dezenas de civis são massacrados em Díli.

2003 - Morre, aos 70 anos, o multimilionário britânico e filantropo Paul Getty II.

2004 - Toma posse o Governo de José Luís Zapatero, em Espanha.

- Raide israelita na Cisjordânia assassina o líder do Hamas, Abdelazizz al-Rantissi, sucessor do xeque Yassin.

2006 - A judoca portuguesa Telma Monteiro ascende ao primeiro lugar do ranking mundial na categoria até -52 kg.

2007 - A primeira vacina humana contra a gripe das aves, vírus H5N1, é aprovada pela Agência para a Alimentação e Medicamentos(FDA, sigla inglesa), entidade reguladora norte-americana.

2008 - Dezenas de milhar de trabalhadores do setor público e privado juntam-se frente da Assembleia da República para reivindicar uma legislação laboral que assegure o combate à precariedade.

2010 - O alpinista português João Garcia atinge o cume do Annapurna, de 8.091 metros, no Nepal, é o primeiro português a conseguir chegar ao topo das 14 montanhas do mundo acima dos oito mil metros.

2013 - Um duplo "transplante cruzado de rins com dadores vivos" é efetuado, pela primeira vez em Portugal, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, pela equipa coordenada pelo cirurgião Alfredo Mota.

2014 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) conclui a 11.ª avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) de Portugal e aprova o desembolso correspondente, de cerca de 851 milhões de euros.

- Morre, aos 87 anos, o escritor colombiano Gabriel García Marquez, Prémio Nobel da Literatura em 1982.

2015 - Morre, aos 66 anos, José Mariano Gago, antigo ministro da Ciência e do Ensino Superior.

2016 - A Câmara dos Deputados do Brasil aprova o pedido de impugnação do mandato presidencial que conduziu à destituição da Presidente Dilma Rousseff.

2017 - A queda de uma aeronave em Tires provoca a morte dos quatro ocupantes e mais uma pessoa que estava em terra.

2019 – Um acidente com um autocarro que transportava turistas alemães no Caniço provoca a morte de 29 pessoas.

- O Banco de Portugal (BdP) condena o Banco Espirito Santo (BES) e três ex-administradores - Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e Rui Silveira - ao pagamento de 6,8 milhões de euros pela omissão de comunicação obrigatória dos problemas associados às carteiras do BES Angola.

2020 - A Comissão Europeia dá luz verde a um pacote de ajudas estatais de Portugal no valor de 140 milhões de euros para investimentos em investigação e no desenvolvimento de testes e vacinas para a covid-19.

Este é o centésimo sétimo dia do ano. Faltam 258 dias para o termo de 2023.

PENSAMENTO DO DIA:

Mais com o saber se vence, que com o braço Luís de Camões