Madeira

Futuro da Saúde na Madeira passa "pela aposta na digitalização e na inteligência artificial"

Dirigentes da Saúde da Madeira marcaram presença na Cimeira das Regiões do Atlântico Medio

None

A primeira 'Cimeira Sobre o Futuro dos Sistemas de Saúde de Atlântico Médio', que decorreu nos dias 30 e 31 de Março,  com o tema principal 'Recuperação e Resiliência: Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde na Macaronésia e África Ocidental', num evento organizado pelo Ministério da Saúde do Governo das Ilhas Canárias, no Centro Cultural CICCA, em Las Palmas de Gran Canaria.

Em representação da Madeira participaram o director regional da Saúde, Herberto Jesus, e a directora regional das politicas de Longevidade, Ana Clara Silva. A partir da Região, e em formato on-line, o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, reforçou "a importância da participação da Madeira nesta cimeira" e deu a conhecer todo o investimento realizado pelo governo regional na área da Saúde, com destaque para a integração das novas tecnologias nos hospitais e centros de saúde.

“Cada vez mais estamos a investir na área do conhecimento, inteligência, a par das novas tecnologias na área da saúde: na acessibilidades, no diagnóstico, na terapêutica e ainda no contacto permanente com os nossos cidadãos”, explicou Pedro Ramos, na sessão de abertura, sobre o 'Presente e Futuro dos Sistemas Públicos de saúde no Atlântico Médio - Visão Estratégica'.

Por sua vez, o director regional de Saúde, Herberto Jesus, focou-se na "prevenção, promoção de hábitos saudáveis, digitalização e humanização". "Só assim podemos caminhar para sustentabilidade dos sistemas de saúde"., disse Herberto Jesus, que partilhou a mesa de debate com os seus homólogos de Canarias, Mauritânia, Costa de Marfil, e  Cabo Verde.

No último dia da cimeira, 31 de Março, a diretora regional de Políticas Integradas de Longevidade, Ana Clara Silva, falou sobre a importância do Centro Internacional de Longevidade.