Madeira

Bispo do Funchal defende que o Mundo necessita da Igreja

Esta é uma das mensagens que constam da homilia desta manhã na Missa Crismal na Sé

None Ver Galeria
Foto Miguel Espada/ASPRESS

O Bispo do Funchal Nuno Brás está a presidir, nesta Quinta-Feira Santa, à Missa Crismal na Sé.

A missa é concelebrada por todos os sacerdotes num gesto de unidade e fraternidade. Nesta missa irão renovar as promessas realizadas pela sua ordenação sacerdotal e serão benzidos os óleos que vão ser usados nas paróquias para a celebração dos sacramentos.

Na homilia enviada pela Diocese à comunicação social, que está a ser proferida na Sé, o bispo Nuno Brás convida todos os religiosos a contemplar Jesus, que na Sinagoga deu início ao seu ministério público, fazendo-o como reivindicação única: “O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres. (…) Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura”, pode ler-se.

A mensagem do bispo Nuno Brás é que “o sacerdócio que vivemos não é nosso, mas, sim, de Jesus, o único Sacerdote. É a Ele que queremos dar espaço; é a Ele que queremos servir.”

 De acordo com Nuno Brás, os padres só o são porque o mundo necessita da Igreja, “não somos padres para nós ou para nossa mera satisfação. Sim, é verdade: gostamos de ser Padres. Esse serviço a Deus, à Igreja e a toda a humanidade torna-nos felizes, livres”, frases presentes na homilia.

Leia aqui a homilia na íntegra