5 Sentidos

Dez temas disputam hoje últimos seis lugares na final do Festival da Canção

None
Foto RTP

Dez temas disputam hoje os últimos seis lugares disponíveis na final do 57.º Festival da Canção, na qual será escolhido o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio no Reino Unido.

Na segunda semifinal do concurso, que será transmitida hoje à noite em direto na RTP1 a partir dos estúdios de Lisboa da estação pública, competem, por ordem de apresentação: "A festa" (composta e interpretada por Edmundo Inácio), "O Impossível" (The Happy Mess), "Enquanto é tempo" (Teresinha Landeiro), "Bandeiras" (Bandua), "Goodnight" (Bárbara Tinoco), "Fim do mundo" (Inês Apenas), "Povo" (Ivandro), "World needs therapy" (Dapunksportif), "Funâmbula" (composta por André Henriques e interpretada por Lara Li) e "Tormento" (Voodoo Marmalade).

Dos dez temas em competição serão escolhidos seis. Cinco serão selecionados através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto do público). Antes de terminar a semifinal, o televoto abre novamente por um curto período para os telespectadores poderem votar e escolher mais uma música para disputar a final.

A semifinal de hoje será apresentada por Sónia Araújo e Jorge Gabriel e conta, além dos artistas em competição, com atuações de Carlos Mendes, Filipe Sambado, Nicolas Alves e Surma.

No dia 25 de fevereiro, na primeira semifinal foram apurados sete temas para disputarem a final: "Encruzilhada" (Churky), "Nasci Maria" (Cláudia Pascoal), "Viver" (SAL), "Ai Coração" (Mimicat), "Contraste Mudo" (You Can't Win Charlie Brown), "Endless World" (Neon Soho) e "Sapatos de Cimento" (Quim Albergaria/Esse Povo).

Deveriam ter passado seis, mas uma falha técnica na linha telefónica de votação da canção "Sapatos de Cimento", à qual a RTP indicou ser alheia, levou ao apuramento automático do tema composto por Quim Albergaria e interpretado por Esse Povo.

Na final, marcada para 11 de março, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio, em Liverpool.

No ano passado, a canção "Saudade, Saudade", composta e interpretada por Maro, acompanhada ao vivo por mais quatro cantoras portuguesas, foi a vencedora do Festival da Canção, tendo por isso representado Portugal no 66.º Festival da Canção, que aconteceu em Turim, Itália.