Madeira

Final de aflitos nos Barreiros

Encontro entre Marítimo e Santa Clara é um dos grandes eventos desportivos que marcam a agenda deste sábado

Primeiro encontro das duas equipas na I Liga foi em 1999. O jogo terminou empatado 0-0. Foto Arquivo/DN
Primeiro encontro das duas equipas na I Liga foi em 1999. O jogo terminou empatado 0-0. Foto Arquivo/DN

Marítimo e Santa Clara jogam este sábado uma cartada decisiva na luta pela permanência na I Liga. Ao 16.º encontro a contar para o principal escalão do futebol português, os conjuntos que estão separados por 965 quilómetros de distância medem forças nos Barreiros, às 18 horas, em busca de uma boia de salvação.

O duelo insular põe assim frente-a-frente, no relvado, dois arquipélagos que, na história da navegação, foram descobertos por portugueses há 600 anos. Mais recentes são os embates em terra entre os dois emblemas, tendo em conta que se encontraram pela primeira vez, em jogos oficiais, na época 1999/2000.

Nessa temporada, Marítimo e Santa Clara empataram a zeros nas duas ocasiões em que se defrontaram - o empate é mesmo o resultado (6) mais comum entre as duas equipas. Os açorianos acabaram por descer à II Liga na referida campanha, em último lugar, com 31 pontos, quase os mesmos que podem garantir a manutenção volvidos 23 anos. Já os madeirenses terminaram essa mesma época no 6.º posto com 50 pontos.

Os conjuntos apenas voltaram a se defrontar em 2001/2002, quando o Santa Clara voltou ao convívio para junto dos grandes do futebol português. Aí, à terceira, o Marítimo venceu por 1-0, na Madeira, graças a um autogolo de Vítor Vieira. Foi o primeiro de cinco triunfos para o lado dos verde-rubros nos jogos que desde então se realizaram.

MARÍTIMO SANTA CLARA
5 vitórias 4 vitórias
16 golos marcados 14 golos marcados
Maior triunfo: 4-1 Maior triunfo: 2-0

Explorando o campo estatístico, o Santa Clara só ganhou uma vez em casa do Marítimo. Foi em 2020/21, por 2-1, o mesmo resultado com que bateu os madeirenses no Estádio de São Miguel no jogo da primeira volta desta temporada.

O Marítimo que soma quatro derrotas consecutivas e nos seis últimos jogos perdeu cinco. A equipa de José Gomes apresenta mesmo o pior ataque da Liga (14 golos marcados) e a pior defesa (39 golos sofridos). 

Por outro lado, o Santa Clara não ganha há 12 jogos e soma duas derrotas consecutivas. Aliás, nos 15 últimos jogos, os pupilos de Jorge Simão só venceram por uma ocasião e nos 13 desafios realizados esta época, fora de casa, o Santa Clara só ganhou um.

Final com buzinas à mistura

O treinador do Marítimo, José Gomes, disse que o encontro de hoje, diante do Santa Clara será “a final”. Na antevisão ao encontro diante dos açorianos, o técnico dos verde-rubros deu assim a entender que não há margem para tropeçar.

Sobre a forte contestação por parte dos adeptos após a derrota em Portimão, José Gomes avançou que, como profissionais, os seus jogadores têm de compreender “o desgosto enorme” que foi sentido pelos maritimistas.

Lágrimas e insultos aos adeptos do Marítimo marcam viagem penosa até Portimão

Zainadine, Fábio China e René Santos foram os únicos que se aproximaram dos cerca de 200 maritimistas que esgotaram o sector visitante do Estádio de Portimão. Brayan Riascos é acusado de insultar os adeptos, que pedem processo disciplinar e pedido público de desculpas.

O confronto insular pode determinar a saída do Marítimo, pela primeira vez esta temporada, dos lugares de despromoção direta, em caso de vitória, já que o Santa Clara chega ao Funchal com apenas mais dois pontos.

Questionado sobre se a preocupação também residia na aproximação do último classificado, o Paços de Ferreira, que apresenta menos um ponto na tabela, o 'timoneiro', de 52 anos, referiu que o clube "não ganha nada ao olhar para trás".

É verdade que o campeonato não acaba após o jogo, mas é uma final naquilo que inclui de importante, de difícil e de apelo à superação. José Gomes

Mesmo com essa possibilidade matemática de ser ultrapassado, o treinador adversário, Jorge Simão, sublinhou que os madeirenses não estão mais motivados que os açorianos para vencer o duelo insular.

À semelhança de José Gomes, também Jorge Simão classifica este encontro como uma final, mas disse-o de outra forma antes da viagem para a Madeira.

É um jogo cuja importância pode ditar aquilo que pode vir ser o resto da nossa época. Não creio que seja vantajoso estar a pintar esta realidade. Aquilo que fizemos até aqui trouxe-nos a esta situação. Ficamos mais longe do grupo das equipas que estão acima de nós. Jorge Simão

Rui Fontes foi internado e não irá comparecer no jogo Marítimo - Santa Clara

O presidente do Marítimo, Rui Fontes, foi hospitalizado, esta manhã, devido a uma pneumonia.

Quem não irá assistir ao duelo insular nos Barreiros será Rui Fontes. O presidente do Marítimo foi ontem hospitalizado devido a uma pneumonia.

O líder verde-rubro que não irá ouvir igualmente o buzinão que eventualmente far-se-á escutar nas imediações do estádio uma hora antes do início do encontro.

Convocado um buzinão para o estádio dos Barreiros

Se as claques mostraram o seu descontentamento aos jogadores, agora é um grupo de adeptos que quer mostrar o seu descontentamento à actual direcção do CS Marítimo. Assim, através da sua página do Facebook, o ‘Correio Verde-Rubro’, apela a um buzinão para o estádio do Marítimo, neste sábado, pelas 17 horas, que, escrevem os seus promotores, visa “acordar esta Direcção incompetente, serve para acordar a equipa que não ganha a ninguém”, acrescentando ainda que “é preciso buzinar para mostrar a nossa força e para mostrar que queremos ganhar”.

O Marítimo, que se encontra na 17.ª e penúltima posição da I Liga, com 13 pontos, recebe o Santa Clara, primeira equipa acima da linha de despromoção. A partida conta com relato na antena da TSF-Madeira e transmissão na Sport TV 2.

O que marca a agenda deste sábado

Política

Arranca o XI Congresso do PCP-Madeira, na Sala de Congressos do Hotel Mélia Madeira Mare, pelas 10 horas. A sessão de abertura conta com intervenção de Edgar Silva.

Já o PSD-Madeira dinamiza mais uma reunião da Comissão Regional no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol. As declarações à comunicação social serão prestadas às 11h30.

Miguel Albuquerque terá duas iniciativas. Vai primeiro à Unidade Externa de Gelo da Lota do Caniçal, pelas 11 horas, e depois segue até São Gonçalo (11h30) para visitar a empreitada de um novo empreendimento habitacional.

Quanto ao secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participa numa sessão de literacia em saúde, às 12h00, no salão paroquial de Santana.

Outros eventos

15h30 - Lançamento da campanha 'Mantém o Teu Equilíbrio Sem Dependências' na Praça do Povo - Funchal.

16h00 - Espectáculo de Magia no Largo da Restauração.

16h00 - 173.º aniversário da Banda Municipal do Funchal - Artistas Funchalenses que contempla desfile até ao Museu Quinta das Cruzes, celebração Eucarística na Igreja do Colégio, execução do Hino da Fundação e da Marcha do 173º Aniversário, desfile até à Sede da Banda e jantar de Aniversário para os Sócios Executantes e Órgãos Sociais.

18h00 - Concerto da Orquestra Clássica da Madeira que proporciona um recital de Piano com Pallavi Mahidhara no Salão Nobre da ALM.

18h00 - Conferência 'Este Ser que Caminha' sobre Alberto Carneiro na 'Porta 33'.

19h00 - 1.ª edição da 'Roda de Samba' na Praça Central do Forúm Madeira.

O que já aconteceu neste dia?

Em 1977, o Governo português desvalorizava o escudo em 15%.

Em 1986, nascia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o primeiro bebé proveta português, um rapaz com 3,330 quilos.

Em 1991, Saddam Hussein aceitava a resolução 660 do Conselho de Segurança da ONU (a retirada das tropas iraquianas do Kuwait), mas os combates prosseguiam.

Em 2001, Pedro Pires vencia as presidenciais de Cabo Verde, por 12 votos.

Em 2003, morriam o antigo presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Joaquim Carvalho, 76 anos, e o actor italiano Alberto Sordi, 83 anos, um dos "Vitelloni", de Federico Fellini.

Em 2005, morria, aos 83 anos, Peter Benenson, advogado britânico, fundador da Amnistia Internacional.

Em 2006 é confirmada a presença do vírus H5N1 num aviário francês, constituindo o primeiro caso de contaminação de aves domésticas na União Europeia.

Em 2007, Martin Scorsese, com "Entre Inimigos", recebia os Óscares para o melhor filme e o melhor realizador. Helen Mirren, em "A Rainha", recebia o Óscar de melhor atriz principal, enquanto o de melhor ator ia para Forest Whitaker, em "O Último Rei da Escócia". "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore, recebia o prémio para o melhor documentário e o compositor italiano Ennio Morricone era distinguido com o Óscar honorário da Academia de Hollywood.

Em 2008, o primeiro-ministro e a ministra da Saúde assistiam à colocação da primeira pedra do novo Hospital de Cascais, instituição que servirá 285 mil habitantes e que avança sem unidade de oncologia, apesar dos protestos dos utentes desta especialidade.

Em 2011, morria, aos 65 anos, o fadista José Freire.

Em 2012, o Tribunal de Milão declarava prescrita a acusação de corrupção de testemunhas contra o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi no caso "Mills", um dos quatro processos que o político tinha na justiça italiana.

Em 2014, morria Mário Coluna, antigo futebolista do Benfica.

Em 2017, morria, aos 61 anos, na Califórnia, EUA, Bill Paxton, ator norte-americano conhecido pela participação em filmes como "Aliens" e "Titanic".

Em 2020, morria, aos 54 anos, Laura Ferreira, fisioterapeuta, mulher do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Também morria, aos 91 anos, Hosni Mubarak, ex-Presidente do Egito que esteve no poder durante 30 anos até à revolta popular Primavera Árabe, de 2011.

Hoje é sábado, 25 de Fevereiro, 56.º dia do ano, Dia Internacional do Implante Coclear, Dia Internacional da Commedia Dell'Arte e Dia do Engolidor de Espadas. Faltam 309 dias para o final de 2023.

A dor humana busca amplos horizontes/e tem marés de fel, como um sinistro mar! Cesário Verde