Apostem no ambiente, apoiem os eléctricos!

Sendo que o mês de março tem vindo a ser o mês em que são anunciados os apoios à aquisição de viaturas eléctricas com efeitos retroactivos, queria deste modo pedir ao governo regional da Madeira que aumente os apoios à aquisição de veículos 100% eléctricos para os particulares por várias razões.

Que não se faça como a Noruega que diminuiu os apoios e que graças a isso teve uma queda em janeiro de 95,3% em relação às vendas do mês anterior - dezembro de 2022. Foi tão mau, que o volume de vendas de veículos janeiro foi o pior dos últimos 60 anos.

Lembrem-se que os veículos estão mais caros e que futuramente através das novas tecnologias esses preços irão baixar, mas não é o caso ainda.

No que se refere às alterações climáticas e à qualidade do ar, os veículos elétricos são claramente preferíveis aos automóveis a gasolina ou a gasóleo.

Contrariando algumas dúvidas e incertezas do público em geral quanto às vantagens ambientais dos veículos elétricos, a ciência é cada vez mais clara. Mesmo com a actual eletricidade na Madeira proveniente de diferentes fontes, que inclui ainda uma elevada quota de eletricidade produzida por energias não renováveis, os benefícios existentes são claros. Esses benefícios tenderão a aumentar, uma vez que a Madeira utilizará ainda mais energias renováveis no futuro.

Emanuel Jesus