Mundo

EUA matam oito combatentes pró-iranianos no leste da Síria

Foto DR/Twitter
Foto DR/Twitter

Oito combatentes pró-iranianos foram mortos pelos Estados Unidos no leste da Síria, na resposta a um ataque que causou a morte a um empreiteiro norte-americano e feriu outros seis, informou uma organização não-governamental.

"Os ataques dos EUA atingiram um depósito de armas dentro da cidade de Deir Ezzor, matando seis combatentes pró-iranianos. Dois outros combatentes foram mortos em ataques no deserto de Mayadine e perto de al-Bukamal", acrescentou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Um norte-americano morreu e seis outros, incluindo cinco soldados, ficaram feridos num ataque esta quinta-feira realizado com um drone (aparelho não tripulado) numa base no leste da Síria, informou o Pentágono.

O morto era um empreiteiro norte-americano. Os homens feridos são cinco soldados e um outro empreiteiro, adiantou o Pentágono, em comunicado.

Os serviços de informação dos Estados Unidos acreditam que o drone que atacou a base, localizada perto de Hasakah, era "de origem iraniana", pode ler-se na mesma nota.

Num outro comunicado, divulgado no final da noite de quinta-feira, o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, disse que as forças do Comando Central dos Estados Unidos retaliaram com "ataques aéreos de precisão" contra instalações no leste da Síria, utilizadas por grupos filiados à Guarda Revolucionária Iraniana.