Alterações Climáticas Madeira

Projecto 'Green Steps' do Teatro Metaphora vence 1.º prémio da iniciativa 'Junta-te ao Gervásio'

None

A transformação de plástico em "skates" ou uma aplicação que mapeia os ecopontos e esclarece dúvidas foram alguns dos premiados da iniciativa "Junta-te ao Gervásio", para distinguir projetos na área da reciclagem.

Naquela que foi a primeira edição do "Junta-te ao Gervásio" foram premiadas sete iniciativas a atribuídas 13 menções honrosas, de acordo com o espírito da iniciativa atribuídas a projetos na área da reciclagem e da economia circular e desenvolvidos nas comunidades.

O prémio, criado pela Sociedade Ponto Verde, tem como objetivo "distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários", diz a entidade gestora da área da reciclagem num comunicado hoje divulgado.

Madeira com dois projectos finalistas ao prémio 'Junta-te ao Gervásio'

Sociedade Ponto Verde anuncia vencedores a 8 de Fevereiro

Segundo a lista de prémios, conhecida numa cerimónia na quarta-feira e divulgada hoje, foram distinguidos projetos também como o de fazer obras de arte a partir da reutilização de materiais. Todas as distinções têm como objetivo a promoção da reciclagem de embalagens e da economia circular.

Foram premiadas juntas de freguesia, entidades de proximidade e cidadãos individuais ou em grupo

A Junta de Freguesia Cascais e Estoril arrecadou o galardão na categoria "Junta de Freguesia" com o projeto educativo "Torre Plstik", e na categoria "Entidades de Proximidade" o primeiro lugar foi para a iniciativa "Green Steps", apresentada pelo Teatro Metaphora da Associação de Amigos das Artes, de Câmara de Lobos (Madeira). O prémio monetário é de 5 mil euros.

A iniciativa 'BPlanet101', criada pelo Grupo 101 - Santa Luzia, da Associação dos Escoteiros de Portugal, também era uma das finalistas na mesma categoria de 'Entidades de Proximidade. 

A aplicação móvel "Eco Benefit", criada por alunos do 7.º ano da Escola Básica Irmãos Passos, em Guifões (Matosinhos), foi a vencedora da categoria "Cidadania Social", entre outros premiados.

Na primeira edição da iniciativa "Junta-te ao Gervásio" houve 170 candidaturas.

"Os sete premiados e as 13 menções honrosas, espelham o que de melhor tem sido feito em várias localidades do país, na área da reciclagem e da economia circular, com benefícios aos níveis económico, social e ambiental. Procuramos, por isso, dar palco a estes projetos para que possam ter continuidade, evoluir e ser replicados noutras regiões", disse, citada no comunicado, a presidente da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo de Morais.