País

Presidente da República concorda com envio de três Leopard 2 para a Ucrânia

None

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje de acordo com o envio dos três tanques Leopard 2 para a Ucrânia, afirmando que a ajuda de Portugal está "em linha" comparativamente à capacidade de outros países.

"Foi aquilo que o primeiro-ministro comunicou ao Presidente da República e, como Comandante Supremo das Forças Armadas, eu concordei", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa à margem da cerimónia de entrega do Prémio Bial de Medicina Clínica, que decorreu na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

O chefe de Estado destacou que a ajuda de Portugal está "na linha daquilo que faz sentido", comparativamente à capacidade de cada país e permitirá "acorrer de imediato a uma situação", face à necessidade daquele equipamento militar por parte da Ucrânia.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu a a possibilidade de, "mais tarde", o Governo ponderar "outras hipóteses adicionais" de ajuda.

"Não quer dizer que mais tarde o Governo não possa ponderar outras hipóteses adicionais, mas para já pareceu-me bem a proposta do Governo e o contributo português", acrescentou.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal tem em execução o plano de manutenção dos tanques Leopard 2 e que está em condições de dispensar três para a Ucrânia no próximo mês de março.