Madeira

As 26 salas do futuro já instaladas custaram perto de 800 mil euros

Projecto não está previsto ser expandido às escolas do 1.º ciclo

None

A Escola Básica do 2º e 3 Ciclos com Pré-escolar e Creche Dr. Alfredo Ferreira Júnior (EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior), na Camacha, é um dos 26 estabelecimentos de ensino da Região dotados de sala do futuro.

Esta tarde a sala de Ambientes Inovadores de Aprendizagem (vulgo sala do futuro), na referida escola da Camacha, recebeu a visita do presidente do Governo Regional.

Miguel Albuquerque foi constatar ‘in-loco’ o novo espaço que representa um investimento de cerca de 30 mil euros, e foi criado à semelhança de outros em diferentes estabelecimentos de ensino.

No total, só em salas do futuro o Governo Regional já investiu perto de 800 mil euros nas 26 salas equipamentos ‘futuristas’ já concretizados, ou seja, na cobertura integral de todas as escolas de 2.º. 3.º ciclo e secundárias. As últimas 14 salas do futuro foram financiadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Albuquerque esclareceu que este projecto não está previsto ser expandido às escolas de 1.º ciclo.

As salas do futuro são laboratórios de aprendizagem que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumem diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Estes espaços contempla a instalação de mobiliário específico e equipamentos tecnológicos, nomeadamente mobiliário flexível e adequado a actividades práticas e inovadoras, painel interactivo, impressora 3D, kits de ciências, electrónica, programação e robótica, e material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.

A aposta das salas do futuro no Ensino/Educação visa promover uma mudança paradigmática na educação, contribuindo para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica.