Alterações Climáticas Madeira

Madeira com dois projectos finalistas ao prémio 'Junta-te ao Gervásio'

Sociedade Ponto Verde anuncia vencedores a 8 de Fevereiro

None

Projectos desenvolvidos pelas comunidades do Funchal e Câmara de Lobos estão entre os 45 finalistas da primeira edição do galardão que quer "inspirar os portugueses a reciclar mais e melhor"

A iniciativa 'BPlanet101', criada pelo Grupo 101 - Santa Luzia, da Associação dos Escoteiros de Portugal, e a 'GREEN STEPS' desenvolvida pelo Teatro Metaphora, da Associação de Amigos das Artes são os dois projectos 'made in Madeira' que integram o painel de 15 finalistas, na categoria ‘Entidades de Proximidade’ do concurso, do prémio 'Junta-te ao Gervásio', instituído pela Sociedade Ponto Verde.

Tratam-se de iniciativas na área da reciclagem de embalagens e da economia circular que "pretendem mostrar o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários", salienta a organização em comunicado de imprensa.

Selecionados os 45 projectos que mais se destacaram a nível nacional, cabe agora ao júri eleger os três grandes vencedores de cada categoria e anunciar quem irá receber as menções honrosas. Os resultados serão anunciados no dia 8 Fevereiro.

O 'top três' das categorias 'Entidades de Proximidade' e 'Cidadania Social' será distinguido com prémios pecuniários, que perfazem um total de 15 mil euros, destinados a novos projectos ou a dar continuidade aos projectos desenvolvidos neste âmbito e, ainda um conjunto de menções honrosas.

Já a junta de freguesia vencedora será premiada com uma obra de arte inédita em material reciclado, da autoria da artista Cristina Rodrigues, para instalar na localidade.

Esta primeira edição contou com mais de 170 candidaturas de Norte a Sul do país, com um maior número de participações nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Leiria e Braga.

O prémio 'Junta-te ao Gervásio' é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.