Desporto

668 atletas de 18 nacionalidades inscritos no Trail do Porto Moniz

A apresentação da prova decorreu esta quarta-feira, no Porto Moniz. 
A apresentação da prova decorreu esta quarta-feira, no Porto Moniz. , Foto: Facebook Trail do Porto Moniz

O Trail do Porto Moniz, cuja edição deste ano acontece no próximo domingo, dia 12 de Fevereiro, conta com Trail 668 atletas inscritos, de 18 nacionalidades. 131 atletas vêm de fora da Região, impulsionando, desta forma, o impacto que a prova tem na economia local da costa Norte. 

A prova, cuja apresentação teve lugar esta quarta-feira, é organizada pelo Clube de Montanha do Funchal e integra o Circuito Regional de Trail Madeira, promovido pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), pontuando, também, para o Circuito Nacional de Trail, da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).

Na nota enviada às redacções, a entidade organizadora refere que "são vários os factores de interesse para esta competição", nomeadamente o facto de ser aqui apurado o Campeão Regional de Trail (individual e equipas), na distância longa. Além disso, "serve de treino preparatório para o MIUT® - Madeira Island Ultra-Trail®, prova que se realiza dentro de dois meses", acrescentam. 

O Trail do Porto Moniz conta com três percursos, com partidas às 6, 8 e 10 horas (conforme ordem de apresentação), de diferentes distâncias e graus de dificuldade.

O Trail Ultra tem uma extensão de 48km e 3.700m D+, em formato circular, com início e fim no centro do Porto Moniz; conta com 124 inscritos, 25 dos quais de fora da Região.

Por sua vez, o Trail Longo terá 26km e 1.100m D+, desenrola-se em formato linear, com partida no Posto Florestal dos Estanquinhos (Paul da Serra) e chegada no Porto Moniz; tem 244 inscritos, 62 de fora da Região. 

Já o Trail Curto, com 300 atletas inscritos (44 de fora da Região) terá 12km e 100m D+, em formato linear, com início no Fanal e meta na Vila do Porto Moniz.

Na prova maior, de entre os atletas madeirenses, destaque para Luís Fernandes, madeirense (que conta com uma vitória no MIUT e figura no Top 10 no Ultra Trail du Mont-Blanc), Francisco Freitas, Filipe Ferreira, Martim Melo e Énio Castro.

No sector feminino, a luta pela vitória deverá incluir nomes como Maria João Abreu, Sónia Silva e Lovisa Clevehorn.

"Este evento faz uma incursão pelas montanhas do Concelho do Porto Moniz (floresta Laurissilva), através de percursos diversificados, desenhados em veredas, levadas, caminhos florestais e outros acessos de montanha. Os atletas serão constantemente surpreendidos pelas paisagens únicas deste concelho do norte da ilha", refere a organização.