Madeira

"50% da procura de casas para comprar no Funchal é feita por estrangeiros"

Foto Helder Santos/Aspress
Foto Helder Santos/Aspress

A procura internacional de casas para comprar no Funchal cresceu 9,5 pontos percentuais nofinal de 2022, embora "tenha estabilizado a nível nacional", informa hoje o portal imobiliário idealista.pt. "Houve 12 capitais de distrito onde esta procura subiu e oito cidades onde desceu entre 2019 e 2022. Foi no Funchal onde o crescimento foi mais expressivo (9,5 p.p), passando a representar cerca de 50% do total da procura de casas nesta cidade em Dezembro passado", acrescenta.

"Os estrangeiros também ganharam interesse por comprar habitações situadas em Leiria (3,8 p.p) e em Coimbra (3,5 p.p). Já em Portalegre e em Beja foi onde a procura internacional de casas mais desceu", reforça.

"Além da capital madeirense, a procura de casas desde o mercado externo é bem expressiva em Ponta Delgada, representando 40% do total em dezembro de 2022 (de notar que 60% da procura é nacional). Também em Faro, em Viana do Castelo e em Bragança uma em cada três pessoas que procuram adquirir habitação é de origem estrangeira", salienta ainda. "Por outro lado, Beja, Évora e Coimbra são as cidades do país que parecem atrair menos os estrangeiros para comprar casa, de acordo com os mesmos dados do idealista".

Ainda de acordo com o portal, os norte-americanos, os alemães e os britânicos foram os que mais procuraram casa para comprar na capital madeirense.

Também para arrendar casa "há cada vez mais cidadãos estrangeiros a procurar" em Portugal. com o Funchal a crescer 19 pontos percentuais para um peso neste mercado de 30%, o percentual mais alto das capitais de distrito/região autónoma. "Os dados do idealista confirmam esta tendência: a média da procura internacional das 20 capitais de distritos passou de cerca de 24% em Dezembro de 2019 (antes da pandemia) para 32% no final de 2022 (+8,2 p.p). De notar que, ainda assim, os cidadãos que residem em Portugal continuam a dominar a procura de casas para arrendar, um mercado que sofre especialmente com a falta de oferta de habitação", recorda.

Assim, "a procura de casas para arrendar por estrangeiros aumentou em 19 das 20 cidades portugueses analisadas pelo idealista/news entre o final de 2019 e o final de 2022, tendo esta subida sido mais expressiva em Ponta Delgada (+19,1 p.p.), no Funchal (+19 p.p.) e no Porto (+11,6p.p.). No mercado de arrendamento português, a subida da procura internacional foi menos pronunciada em Beja, Portalegre e em Faro. E só mesmo em Vila Real é que a procura de casas para arrendar por parte de clientes estrangeiros estabilizou entre estes dois momentos, relevam os mesmos dados", aponta.

E quais são as capitais de distrito portuguesas onde há maior interesse dos estrangeiros para arrendar uma habitação? O idealista responde: "De acordo com os mesmos dados relativos ao final de 2022, é no Funchal, em Viana do Castelo e em Bragança, onde os cidadãos estrangeiros mais procuram casas para arrendar, pesando 49%, 43% e 42% no total da procura em cada cidade, respetivamente. Já Portalegre, Évora e Beja são as cidades que sentiram uma menor procura internacional no mercado de arrendamento no final de 2022, muito embora represente entre 20% e 23% do total", conclui.

Por nacionalidades, no Funchal destacam-se os alemães, os norte-americanos e os britânicos.