Madeira

Rede de Cuidados Continuados vai passar a integrar uma única plataforma

None

Está a ser desenvolvida uma plataforma digital que vai permitir a integração total de toda a informação referente aos cuidados continuados. Esta é uma iniciativa do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, mediante a coordenação técnica da Direção das Políticas da Longevidade.

Este Sistema de Informação e Gestão da REDE, o SIG REDE RAM, "assegura o fluxo necessário para referenciar utentes que necessitam do programa de cuidados continuados integrados, e, de forma desmaterializada, centraliza toda a informação útil, desde a proposta de admissão, completo acompanhamento do processo do utente, até ao término da sua participação no programa da REDE, ou seja, até ao momento da alta clínica".

De acordo com nota da tutela, o acompanhamento do processo do utente, inclui avaliações integradas, mediante a aplicação de escalas de avaliação clínica, que incluem a avaliação da dor, das necessidades paliativas e ainda do risco de queda ou de úlcera de pressão.

Um dos objectivos desta plataforma é facilitar o diagnóstico funcional do utente, através da aplicação da Tabela Nacional de Funcionalidade (TNF).

"A implementação da avaliação do perfil funcional do utente é uma das medidas preconizadas na “Estratégia de Cuidados Integrados da RAM 2021-2026” 1 . A partir da desmaterialização da TNF, através do SIG REDE, a sua aplicação passará a ser obrigatória na referenciação do utente às Unidades da REDE, bem como no processo de acompanhamento durante o seu internamento, de acordo com norma a emitir pela DRPPIL", explica a mesma nota.

Este projecto é apoiado por verbas do PRR 21-26, ao nível do Sub-investimento Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM, cuja coordenação técnica e operacional está a cargo da DRPPIL e a execução física e financeira é garantida pelo IASaúde.

Ana Clara Silva, responsável pela DRPPIL, afirma que com a execução deste projecto pretende-se “aperfeiçoar o modelo regional de Cuidados Continuados Integrados incluindo o diagnóstico clínico, o diagnóstico social e o diagnóstico funcional do utente numa só ferramenta digital, o que irá contribuir para o incremento da racionalidade clínica, a simplificação do processo de referenciação e a melhoria do acompanhamento do utente, permitindo a identificação e a quantificação dos ganhos em saúde que decorrem dos ganhos em funcionalidade do utente que é admitido e seguido nas unidades da REDE.”