Mundo

Inverno muito ameno impede abertura da maior pista de gelo do mundo no Canadá

None

O Canal Rideau, a maior pista de gelo do mundo e Património Mundial da UNESCO, localizada na capital canadiana Otava, não irá abrir este ano pela primeira vez na sua história, devido a um inverno demasiado ameno.

"Apesar dos nossos melhores esforços, o tempo levou a melhor sobre nós pela primeira vez na nossa história", destacaram os responsáveis pelo espaço, através da rede social Twitter. "Não podemos abrir o ringue para a temporada", acrescentaram em comunicado.

Para que este canal, que se estende abaixo dos principais monumentos da capital, como o Parlamento, Senado ou universidade, seja transitável, as temperaturas devem permanecer entre os 10 e 20 graus abaixo de zero durante quase duas semanas.

Embora ficasse habitualmente acessível a partir do final de dezembro na década de 1970, o canal abre agora com mais frequência em meados ou mesmo no final de janeiro.

Em 2020, por exemplo, foi preciso esperar até o dia 28 de janeiro para patinar lá, noticiou a agência France-Presse (AFP).

No entanto, as temperaturas mais baixas registadas em Otava nas últimas 24 horas não foram suficientes para inverter a tendência.

Em meados de fevereiro, turistas e moradores da capital canadiana, que por vezes vão para o trabalho patinando, manifestaram a sua deceção à AFP.

Com as temperaturas anormalmente altas em dezembro e janeiro - às vezes quase congelantes -- Otava deve registar o seu terceiro inverno mais quente este ano, de acordo com as autoridades.

Os responsáveis pelo espaço estudam os efeitos das alterações climáticas no canal há vários anos e já garantiram que se estão a preparar para estas, em particular a tentar entender melhor a formação do gelo.

A atravessar o coração de Otava por mais de 7,8 quilómetros, o Canal Rideau atrai uma média de 22.000 visitantes por dia.