Madeira

Mais de 99% da água para consumo da Madeira é de boa qualidade

A gestão do controlo da qualidade da água na Região será o tema de uma palestra que acontece, hoje, na Ribeira Brava

Todos os anos, as saídas de campo são um dos pontos altos das Jornadas de Geologia, realizadas pela Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.
Todos os anos, as saídas de campo são um dos pontos altos das Jornadas de Geologia, realizadas pela Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares., Foto DR

Saiba que outros eventos estão agendados para hoje, neste que é o quinquagésimo quarto dia do ano e quando faltam 311 dias para o termo de 2023.

A qualidade da água da Madeira usada para consumo humano é de boa qualidade, com as análises regulares de controlo a darem conta de que mais de 99% dessa água não apresenta qualquer aspecto menos bom, tendo em conta os valores apurados para o ano 2021, último com resultados já fechados. Nos anos anteriores, esses resultados foram superiores a 98%. Com base dessa apreciação, a Região possui um bom indicador de ‘Água Segura’.

A informação foi avançada do DIÁRIO por João Leonardo Marques, técnico da Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que hoje proferirá uma conferência, na Ribeira Brava, no âmbito das VI Jornadas de Geologia, organizadas pela Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

Aos alunos daquele estabelecimento de ensino, o técnico vai dar conta o panorama regional da qualidade da água, entre 2012 e 2021, sendo certo de que o padrão não sofreu grandes alterações, pelo menos no que respeita à água em Alta.

Na sua análise, o consumo de água tem vindo a aumentar, em parte devido ao aumento populacional, coma população flutuante (turistas) a ter algum peso, mas também como consequência dos hábitos de vida actuais. As perdas da rede também têm um peso significativo nesta ‘equação’, embora deixe claro que estas matérias ultrapassam a intervenção da Direcção Regional do Ambiente.

João Leonardo Marques esclarece que são feitos vários controlos para apurar a qualidade da água ao longo do ano, com os parâmetros a avaliar a variar em função da natureza dessa ‘fiscalização’ (Controlo de Rotina 1 e 2 e Controlo de Inspecção, sendo este último o mais abrangente). O número de controlos realizados variam em função da área servida por uma determinada rede, tendo em conta a densidade populacional. Nos locais mais pequenos são feitos, no mínimo, seis controlos anuais.

No relatório do ano passado, que se reporta ao ano anterior, já que o relatório de apreciação do ano passado só será realizado a partir de Março, todas as entidades gestoras, nomeadamente Câmara Municipais e a empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM), cumpriram com o número de análises à água para consumo humano determinadas pela legislação em vigor.

Também com referência a 2021, a percentagem de situações de incumprimento ocorridas na totalidade da rede de distribuição pública em baixa na Região, foi inferior a um por cento. Os incumprimentos verificados reflectem alguma contaminação microbiológica, assim como, alguma contaminação físico-química, pouco significativa.

Ao nível dos parâmetros microbiológicos, os incumprimentos detectados correspondem aos parâmetros ‘Bactérias coliformes’, ‘Escherichia coli’, ‘Clostridium perfringens’ e ‘Enterococos’. Quanto aos parâmetros físico-químicos os que registaram incumprimentos foram os parâmetros ‘Alumínio’, ‘Cheiro a 25ºC’, ‘pH’, ‘Turvação’, ‘Chumbo’, ‘Cloretos’, ‘Ferro’, ‘Níquel’ e ‘Cloratos’.

O concelho com maior percentagem (1,94%) de incumprimentos foi o Porto Santo, correspondendo a quatro situações de incumprimento da totalidade das análises realizadas naquele concelho. No ano de 2021, o concelho do Porto Moniz é o concelho onde não ocorreram situações de incumprimento.

Se tivermos em conta a análise da adução em Alta, a percentagem de incumprimentos verificada na totalidade da Região, no mesmo período, foi de 0,20%, reflectindo contaminação microbiológica, referente aos parâmetros ‘Bactérias coliformes’ e ‘Clostridium’.

É de referir que as percentagens obtidas para os parâmetros Bactérias coliformes (1,41%) e Clostridium perfringens (1,52%), correspondem respetivamente a 9 e 3 incumprimentos no total de análises realizadas em cada um destes parâmetros.

Esta será apenas uma das iniciativas no âmbito destas jornadas, que têm por objectivo a dinamização do ensino das Geociências, ao mesmo tempo que procura divulgar, sobretudo aos alunos do secundário daquele estabelecimento de ensino, as diferentes áreas de Intervenção da Geologia.

Conforme deu conta José Carlos Gonçalves, da organização, o dia de hoje contará, ainda, com as palestras do arquitecto Élvio Araújo, do Office for Architecture, que divulgará a ‘Galeria Szczelin’, bem como de Adriana Gonçalves, da Associação Insular de Geografia, que divulgará o projecto de valorização da área protegida do Cabo Girão. Estas palestras contarão com a participação de alunos do secundário Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, mas também com os alunos da Universidade Sénior da Ribeira Brava.

Na edição deste ano, as saídas de campo vão levar os alunos ao Porto Santo, no próximo fim-de-semana, a fim de contactarem ‘in loco’ com os geossítios da Ilha Dourada. De acordo como docente responsável por este projecto, estas saídas são “importantes para uma melhor compreensão dos temas abordados”, e para um melhor relacionamento com esta área do saber. Ainda no que toca a saídas de campo, o passeio pedonal pela vila da Ribeira Brava, orientado por Sandro Vicente, que irá expor a Ribeira Brava como ‘O celeiro da primeira cidade Atlântica’.

Faz parte do programa, ainda, uma visita ao Cabo Girão.

José Carlos Gonçalves não esconde a vontade de realizar este tipo de iniciativas para um público escolar mais alargado, indo além da escola da Ribeira Brava. Mas as questões logísticas tornam esse salto mais complexo, exigindo outra estrutura que de momento não existe ainda.

As actividades no âmbito destas VI Jornadas da Geologia decorrem entre hoje e domingo, repartindo-se entre a Vila da Ribeira Brava, o Campanário e o Porto Santo.

Outras iniciativas agendadas para hoje

Política

Por ser quinta-feira, o dia fica marcado pelas reuniões de Câmara e pelo Conselho de Governo. No Funchal, esse encontro está agendado para as 9h30; na Ponta do Sol, a reunião acontece às 15h30.

Os partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa da Madeira aproveitam esta quinta-feira para reforçar algumas posições. O JPP, às 10 horas, tem encontro marcado com os jornalistas no parlamento regional, tomando a palavra Élvio Sousa; pelo PS-Madeira, Rui Caetano, às 11 horas, vai dar uma conferência de imprensa sobre temas da educação, com o encontro a ter lugar junto à Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.

Entre as demais iniciativas políticas, nota para as visitas dos elementos do Executivo madeirense a empresas ou instituições. Às 9h30, Pedro Ramos vai ao Centro de Saúde de Santa Cruz; meia hora depois, às 10 horas, Teófilo Cunha, vai estar presente na Lota do Funchal, numa acção de sensibilização sobre a gestão dos resíduos associados à actividade da pesca; às 11h30, Miguel Albuquerque, visita a empresa ‘Funchal Vidro Meelite Start Lda’, na Fundoa; à mesma hora, Jorge Carvalho estará presente na apresentação da Cimeira Mundial de Educação Artística, no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode; às 14 horas, o secretário regional com a pasta da saúde vai presidir à cerimónia de abertura, do evento de apresentação pública de resultados do projecto ‘Smart4Health - Citizen Centred EU-EHR Exchange for Personalised Health’, no Colégio dos Jesuítas no Funchal.

Na ordem deste dia, a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre ‘O favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional’, na sequência das declarações do antigo governante Sérgio Marques, volta a reunir, na Assembleia Legislativa da Madeira. Como ponto único esse encontro abordará a deliberação sobre o “requerido pelos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que integram o Grupo Parlamentar do PS a 16 de Fevereiro”.

Entre as 12 e as 15 horas, está previsto o Plenário Geral de Trabalhadores da empresa Horários do Funchal, com o objectivo de auscultar e informar os trabalhadores sobre alguns aspectos da luta reivindicativa que têm vindo a travar pelo aumento salarial. Este encontro já motivou a troca de acusações entre a estrutura sindical regional e nacional, esta última a promotora do plenário que vai decorrer nas instalações da empresa, na Fundoa. A Horários do Funchal já alertou para eventuais constrangimentos no serviço prestado aos clientes.

Religião

Para as 11h30, está agendado o arranque da semana de evangelização na Madeira, com o Padre Carlos Macedo, na Escola Secundária de Jaime Moniz, proferindo uma conferência sobre ‘Os Valores Cristãos e Maria’. Para as 19 horas, na Igreja do Colégio, está previsto um momento de adoração e celebração, com a celebração de uma missa.

Justiça

Na Justiça, o destaque de hoje vai para a continuação do julgamento  de um indivíduo alcoólico que tenteou deitar fogo a casa da ex-mulher. A audiência deverá começar pelas 9h15, no Edifício 2000.

Cultura

No Mercado dos Lavradores, acontece mais uma das suas feiras temáticas, hoje dedicada à Moda, Bijutaria e Decoração. A iniciativa começa às 9h30.

Pelas 15h15, tem lugar a conferência ‘O acolhimento dos reclusos - uma abordagem à luz dos Direitos Humanos, na Escola Secundária de Francisco Franco, tendo como orador Armando Coutinho Pereira [ATP/Substituto do Diretor do Estabelecimento Prisional do Funchal].

Às 18 horas, na Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, apresenta, o livro ‘Uma Caminhada de Amor’, da CRIAMAR - Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens.

Mais tarde, às 21h30, tem lugar o concerto da Orquestra Clássica da Madeira, no Reid´s Palace - Belmond Hotel. Neste concerto de música de câmara, a história da obra ‘O Pedro e o lobo’, de Sergei Prokofiev, será contada pelo narrador Pedro Araújo Santos e interpretada pelo Quinteto ‘Atlântida’, onde cada instrumentista irá desempenhar uma personagem: o flautista será o passarinho, a oboísta a pata, o clarinetista o gato, o fagotista o avô e o trompista será o lobo.

Desporto

Pelas 11 horas, tem lugar a apresentação do VIII Km Vertical de Câmara de Lobos, uma prova de Skyrunning organizada pela Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra. Na edição deste ano, os atletas terão de percorrer uma distância aproximada de três mil metros, com um desnível de mil metros positivos. A prova decorrerá na freguesia do Curral das Freiras, partindo do sítio do Colmeal, levando os participantes até ao Pico Grande. A apresentação da prova terá lugar na Praceta do Centro Cívico do Curral das Freiras.

Algumas efemérides que marcaram este dia, no passado:

1911 - Os bispos portugueses contestam as medidas da I República: a Lei do divórcio, a criação do registo civil, o fim do juramento religioso nos tribunais.

1954 - O imunologista norte-americano Jonas E. Salk apresenta a vacina para a poliomielite.

1961 - O Conselho de Segurança da ONU emite a primeira resolução condenatória da política colonialista de Oliveira Salazar.

1970 - Primeira reunião do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo.

2012 - O Presidente norte-americano, Barack Obama, apresenta um pedido de desculpas ao "povo afegão" pela incineração de exemplares do Alcorão numa base militar norte-americana.

2014 - O parlamento ucraniano designa como Presidente interino, Olexandre Turchinov, braço-direito da líder da oposição Iulia Timochenko.

2019 - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fecha a fronteira e rompe relações diplomáticas com a Colômbia. Soldados venezuelanos bloqueiam as pontes que unem os dois países para impedir a entrada dos camiões com ajuda humanitária. Confrontos nas fronteiras terrestres com a Colômbia e o Brasil provocam, segundo a imprensa local, 15 mortos e trezentos feridos.

2022 - O Parlamento da Ucrânia aprova a instauração do estado de emergência no país, a partir do dia 24 e por trinta dias, proposto pelo Presidente, Volodymyr Zelensky, perante o agravamento da situação no leste do país e da ameaça militar da Rússia.

Pensamento do dia

"Ninguém duas vezes passa o rio, porque os rios se afastam para morrer". Luiza Neto Jorge (1939-89), escritora portuguesa.