Madeira

Investimento de 2 milhões de euros para garantir “a melhor qualidade possível na água”

Próximas estações de Tratamento de Água requalificadas são a da Trompica, na Ribeira Brava, e da Marinheira, no Estreito de Câmara de Lobos

None

Inserida num conjunto de obras de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de Santana, a obra na Estação de Tratamento de Água do Pico do Eixo, prevista estar concluída em Julho deste ano, é um investimento na ordem dos dois milhões de euros, financiado ao abrigo do POSEUR.

A empreitada que vem beneficiar o abastecimento de água potável a “quase 3 mil pessoas” nas freguesias de Santana e do Faial, foi ontem visitada pelo presidente do Governo Regional.

Miguel Albuquerque justificou o vultuoso Investimento público como fundamental para garantir “a melhor qualidade possível na água” distribuída.

Investimentos semelhantes vão também beneficiar as Estações de Tratamento de Água na Trompica, na Ribeira Brava, “obra a iniciar”, e na Marinheira e Calvário, no Estreito de Câmara de Lobos, obra já a decorrer.

A ARM – Águas e Resíduos da Madeira, está a proceder à ampliação e melhoria do sistema de abastecimento e tratamento de água potável das freguesias de Santana e do Faial, obra que consiste na ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pico do Eixo , com capacidade para armazenar até “1.300.000 litros” de água, sobretudo da levada das Queimadas. A empreitada consiste na execução de um decantador, melhoria do sistema de tratamento e outras obras acessórias, a par da execução de nova conduta adutora, numa extensão que ascende a 2,5 km – até ao Pico das Pedras -, para reforçar o abastecimento de água ao Reservatório da ETA do Pico do Eixo.

Segundo Albuquerque, muitas destas obras estão já inseridas no PRR, por se tratarem de investimentos que visam “melhor captação das águas, melhor aproveitamento, diminuição de perdas, e melhoria da qualidade da água distribuída”.

A partir do próximo Verão, com a conclusão desta obra em Santana, fica reforçada a disponibilidade/entrega de água potável, mas também garantia de fornecimento de água potável de excelente qualidade à população.