Madeira

Engenharia civil dos túneis e a inovação da EEM são "muito avançadas na Europa"

None
Foto Hélder Santos / ASPRESS

Na inauguração das novas instalações da Empresa de Electricidade da Madeira, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, destacou que existem duas áreas na Madeira que são "muito avançadas na Europa" e que pouca gente se apercebe disso.

Uma é a engenharia civil, em que temos umas das melhores obras da Europa na Madeira. Se pensarmos nos túneis e viadutos que têm sido feitos, eles são consequência da competência e da habilidade técnica de cidadãos desta terra, como são os casos dos engenheiros, arquitectos e trabalhadores da construção civil. Portanto, nós temos as chamadas obras de arte da Madeira, que são exemplares e das mais avançadas a nível europeu Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional 

Por sua vez, outra das áreas que merecem destaque é, de acordo com o governante, "a tradição de inovação" da Empresa de Electricidade da Madeira ao nível da "capacidade de captação das energias de fontes híbridas" e que fazem com que "historicamente seja uma das mais avançadas na Europa".

Nesse sentido, Miguel Albuquerque dá o exemplo do Parque Eólico no Paul da Serra, que diz ter sido um projecto de "grandes dificuldades" de aprovação em Bruxelas, uma vez que "eles não conseguiam perceber qual era a filosofia e a funcionalidade" do projecto, que irá fazer o abastecimento central através da energia híbrida e que depois será reabastecido através da energia eólica. "E isso se chama inovação, capacidade técnica de intervenção e chama-se também a capacidade e coragem de enfrentar novos desafios", frisou o governante.