5 Sentidos

Concertos inéditos na Calheta homenageiam poeta Vasco da Gama Rodrigues

None
Foto Facebook 

O Centro de Estudos Educação, Cultura e Social da Calheta (CEDCS) promove, este fim-de-semana, no concelho da Calheta, dois concertos inéditos em homenagem ao poeta Vasco da Gama Rodrigues.

Com a participação do tenor madeirense Alberto Sousa e do organista sul-africano Daniel Nel, os concertos têm lugar esta sexta-feira, 24 de Fevereiro, pelas 18 horas, na Igreja do Paul do Mar e no sábado, 25 de Fevereiro, na Igreja da Vila da Calheta, às 20 horas.

Os concertos inéditos decorrem na sequência de uma encomenda artística feita pelo presidente do CEDECS, Eugénio Perregil, ao maestro Victor Costa, há cerca de seis anos e que foi a última grande obra composta pelo maestro.

O presidente do Centro de Estudos da Calheta salienta que estes dois concertos são inéditos, tendo em conta que a obra musical é apresentada pela primeira vez ao público, e por isso convidamos o tenor “da terra”, da Calheta para os interpretar, apontando que os concertos acontecem num tempo muito específico que é o da Quaresma devido à temática cristã desenvolvida na obra poética.

O convite foi para musicar alguns poemas da obra do poeta natural do Paul do Mar, Vasco da Gama Rodrigues e surgiu no âmbito da promoção de diversas iniciativas educativas levadas a efeito pelo Centro de Estudos da Calheta e pela Casa do Povo do Paul do Mar para dar a conhecer aquele poeta paulense, que produziu três obras literárias: Os Atlantes(1961); As Três Taças (1972) e o Cristo das Nações (título póstumo- 1995).

Os concertos terão como intervenientes o tenor Alberto Sousa, natural da Calheta e o organista Daniel Nel, que vão interpretar um conjunto de poemas da obra do poeta Vasco da Gama Rodrigues, natural do Paul do Mar e surgem numa parceria com a Casa do Povo do Paul do Mar, paróquias do Paul do Mar e Calheta e com apoio da Câmara Municipal da Calheta.

Este ciclo de canções foi escrito originalmente para canto e piano, mas como os versos são duma temática religiosa e o acompanhamento de piano escrito num estilo tão sacro e organístico, achei que a melhor maneira de experienciar esta peça seria num contexto sacro, beneficiando das várias cores sonoras que o órgão tem para oferecer. Mais do que um concerto tradicional, pareceu-me que a melhor maneira de apreciar esta peça é num contexto de meditação religiosa e nenhum tempo litúrgico seria mais adequado que a Quaresma. Tenor Alberto Sousa

Sobre o poeta Vasco da Gama Rodrigues

O poeta, Vasco da Gama Rodrigues, nasceu na Freguesia do Paul do Mar, Concelho da Calheta, a 27 de Janeiro de 1909. Era filho de Francisco Hilário Rodrigues e de Amélia de Andrade de Jesus Gama. Faleceu a 03 de Maio de 1991, em Lisboa. Realizou os seus estudos no liceu do Funchal e depois emigrou para Moçambique, acabando por regressar a Portugal onde ingressou na Função Pública. Aos 25 anos era inspector de Turismo. Colaborou literariamente em órgãos de imprensa e publicou duas obras poéticas e uma é póstuma tendo sido organizada pelo poeta. Faleceu a 3 de Maio de 1991, em Lisboa. Em 2001 a Câmara de Lisboa dedicou-lhe uma rua e um boletim cultural. Em termos de produção literária, Vasco da Gama Rodrigues afirmou-se a partir dos anos 60, com a publicação de obras tais como: “Os Atlantes”, “As Três Taças” e o “O Cristo das Nações”. A sua obra apesar de reduzida em termos de dimensão, é significativa porque está associada a grandes nomes da cultura portuguesa, como Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Júlio Fragata. Trata-se deste modo de uma personagem de inquestionável valor cultural, literário e científico, que deixou importante obra poética no mundo das letras.