Madeira

CMF promove seminário sobre 'Insularidade – Desafios e Oportunidades para os Jovens'

A iniciativa acontece a 10 de Março, entre as 9 e as 16h30, no Salão Nobre da autarquia

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF), no âmbito da política juvenil do município e do Plano Municipal do Funchal, promove, através da Divisão de Juventude, no próximo dia 10 de Março, entre as 9h00 e as 16h30, no Salão Nobre da autarquia, um seminário intitulado 'Insularidade – Desafios e Oportunidades para os Jovens'.

O evento, que será um debate e reflexão sobre as problemáticas inerentes ao processo de captação de fixação de jovens, é dirigido aos decisores políticos e técnicos municipais dos vários municípios da Região, no âmbito do 'PACTO Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem'.

O programa inclui, na parte da manhã, o painel 'Insularidade – Desafios e Oportunidades para os Jovens' composto por vários oradores de diversas instituições, nomeadamente Direcção Regional da Juventude; Direcção Regional da Educação; Instituto de Emprego da Madeira; Start Up Madeira e Clube Fitness Factory, mediado pela Unidade de Missão de Implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente.

Já na parte da tarde, decorrem as 'mesas redondas' sobre os 'Apoios Municipais para a Atração e Fixação de Jovens na RAM' e sobre o 'Ecossistema insular para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem'.

O objectivo passa por agregar e optimizar as políticas de Juventude no município do Funchal e promover a partilha de políticas municipais de novas ideias e soluções. Este seminário enquadra-se na Política Municipal de Juventude, nomeadamente no Plano Municipal de Juventude do Funchal, através do 2.º Objectivo da Juventude (FunGOAL) – Emancipação Jovem, que se propõe à discussão e criação de oportunidades, apoios e ferramentas que promovam a capacitação dos jovens para a empregabilidade e empreendedorismo jovem.

Esta iniciativa é uma organização desta divisão em conjunto com a  DYPALL Network, em parceria com a Direcção Regional de Juventude (DRJ) e a Associação de Municípios da RAM (AMRAM).