Madeira

Governo disponibiliza rocheiros para os Anjos

None

O Governo Regional através da secretaria regional do Equipamento e Infraestruturas já disponibilizou apoio ao município da Ponta do Sol para, em caso de necessidade, avançar com uma avaliação ou desmonte de inertes instáveis nos taludes sobranceiros à estrada dos Anjos.

A confirmação foi dada há momentos pelo secretário regional com a tutela das estradas e surge depois de ontem à noite o DIÁRIO ter divulgado um desprendimento de rochas sobre o troço rodoviário, conforme poderá ver aqui 

Pedro Fino diz que segue a mesma linha de ajuda dada a outros municípios, evidenciando a solidariedade institucional que o executivo de Miguel Albuquerque adopta em casos semelhantes.

“Esta manhã já liguei à senhora presidente e prontifiquei de imediato uma equipa de rocheiros, se assim o entender”, afirmou, complementando, de seguida, a informação: “Uma vez que o município dispõe de um serviço municipal de protecção civil, essa coordenação deverá ser articulada e comunicada por forma a que os elementos possam definir uma metodologia de trabalho”, explicou o governante que aguardará durante o dia de hoje mais informações sobre o estado das arribas.

“O que para já está definido é uma avaliação da escarpa. Só depois de sabermos como se encontra, em conjunto com a Câmara Municipal decidiremos o que fazer, no entanto a última decisão caberá sempre ao município que tem a tutela daquela estrada”, observou.

Ontem, a queda de várias pedras, algumas de grande dimensões, caíram a cerca de 150 metros da Cascata dos Anjos, na Ponta do Sol, deixando a estrada intransitável.

O acesso à cascata já estava vedado, com vários avisos de perigo que mesmo assim não conseguiram dissuadir os muitos turistas que continuaram, ao longo do dia, a visitar o local para tirar fotos.

Durante o início do mês que o DIÁRIO tem vindo a efectuar reportagens dando conta do fluxo de turistas que entram no acesso desrespeitando a sinalização. Para evitar acidentes a autarquia recentemente colocou uma barreira de betão junto à berma, originando congestionamento no trânsito.