Mundo

Actividade na zona euro acelera em Fevereiro para pico de nove meses

None

A actividade da zona euro acelerou em Fevereiro para um pico de nove meses, principalmente devido ao aumento da procura, à recuperação das cadeias de abastecimento, à redução dos atrasos nas encomendas e à melhoria da confiança empresarial, foi hoje anunciado.

O índice PMI (Purchasing Managers' Index) da actividade da zona euro da S&P Global, que agora integra o IHS Markit, divulgado hoje, atingiu 52,3 pontos em Fevereiro, acima dos 50,3 pontos de janeiro e acima dos 50 pontos que separam o crescimento da contração.

A recuperação de Fevereiro foi liderada pelo setor dos serviços, cuja actividade aumentou pelo segundo mês consecutivo (de 50,8 pontos para 53,0 pontos) - a expansão mais forte desde junho de 2022 - enquanto os fabricantes conseguiram um "crescimento modesto" (de 48,9 pontos para 50,4 pontos), embora seja o primeiro aumento da produção desde maio do ano passado.

Um desenvolvimento importante no setor dos serviços foi a recuperação do crescimento da actividade no segmento dos serviços financeiros, embora o setor imobiliário "se mantenha em declínio", bem como o ressurgimento da actividade nos segmentos do turismo e lazer, e dos media.

Os transportes praticamente estabilizaram após sete meses de declínio, os serviços industriais ganharam ímpeto e os serviços informáticos gozaram de um forte aumento de actividade, adianta a S&P.

A análise país por país indica que a França e a Alemanha voltaram ao território de crescimento pela primeira vez desde outubro e junho do ano passado, respetivamente, embora o melhor desempenho tenha sido registado no resto da zona euro, graças a um crescimento da actividade empresarial nos setores da indústria transformadora e dos serviços.

Os dados de Fevereiro apontam para um crescimento económico até agora no primeiro trimestre do ano e o emprego também continuou a aumentar, de acordo com os dados da S&P Global, enquanto a inflação dos custos diminuiu novamente, especialmente no setor industrial.

Quanto à taxa de inflação em geral dos preços de venda, esta também abrandou em Fevereiro e desceu para um mínimo de 16 meses, indicando também que as pressões sobre os preços estão a moderar.

O economista principal da S&P Global, Chris Williamson, reconheceu que a actividade empresarial na zona euro "recuperou muito mais rapidamente do que o esperado em Fevereiro", graças a um ressurgimento da actividade no setor dos serviços e a uma recuperação na economia da indústria transformadora.

Na sua opinião, os receios de uma recessão "estão a desaparecer" e a inflação está a mostrar "sinais de que o pior pode já ter passado", embora "persistam tendências de preços elevados no setor dos serviços", ligadas a um maior crescimento dos custos salariais.

Williamson acredita que a combinação de um crescimento cada vez mais rápido com pressões de preços teimosamente elevadas encorajará "um maior aperto da política monetária nos próximos meses".