Madeira

"Memória do 20 de Fevereiro deve servir de alerta", diz o PS

None

"Na data em que se assinalam 13 anos da tragédia de 20 de Fevereiro de 2010, o PS-Funchal apela para que a memória desse dia fatídico, marcado pela perda de vidas e bens, seja um alerta para a prevenção e para uma acção governativa coerente e que aposte, efectivamente, na proteção da população do Funchal", pode ler-se numa nota assinada por, Isabel Garcês, remetida às redacções.

A presidente da Concelhia do Funchal do Partido Socialista manifesta, neste contexto, "preocupação em relação ao risco e à vulnerabilidade da zona da Praia Formosa", tendo em conta "a pretensão do executivo de Pedro Calado de suspender o Plano Director Municipal, cujas alíneas que serão suspendidas ainda não são conhecidas".

Isabel Garcês realça que uma vez que "não será aplicado o Plano de Pormenor nessa área e que o índice de construção poderá aumentar, estrangulando as zonas de escoamento de água".

"É imperativo que sejam criados mais espaços verdes na cidade e que os novos empreendimentos respeitem as zonas de risco que constam no PDM, não cedendo a interesses meramente economicistas que visam ampliar o mercado imobiliário de luxo", defende.

No que concerne à alteração das zonas agrícolas, o PS-Funchal questiona ainda com que propósito e a quem interessa essa suspensão do PDM, "não sendo expectável que a mesma resolva a problemática da habitação dos funchalenses".