A Guerra Mundo

Moscovo reivindica captura de localidade de Kharkiv

None
Foto EPA

O Exército russo reivindicou hoje a rara captura de uma localidade na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, onde as suas tropas estão há várias semanas, em paralelo com as ofensivas em torno de Bakhmut e Vugledar.

"Na direcção de Kupiansk, como resultado das ações ofensivas das unidades do grupo "Ocidental", a localidade de Grianykivka, na região de Kharkiv, foi completamente libertada", anunciou o ministério da Defesa russo num comunicado.

No seu relatório da manhã, o Exército ucraniano disse hoje que a pequena aldeia de Grianykivka tinha sido "descascada" na véspera pela artilharia russa, sem dar mais pormenores.

A aldeia situa-se a 20 km a nordeste de Kupiansk, a principal cidade desta zona da região de Kharkiv, que foi tomada pelos russos nos primeiros dias da intervenção militar há um ano.

Os ucranianos reconquistaram então Kupiansk, que tinha uma população de quase 30.000 habitantes antes da guerra, em setembro, após uma contraofensiva relâmpago.

Desde há vários dias, as forças de Moscovo, reforçadas pela mobilização de centenas de milhares de reservistas na Rússia, têm vindo a atacar novamente a zona.