Mundo

Processo judicial revela que a conservadora Fox News criticou Donald Trump

None

O magnata da empresa de televisão Fox Corporation, Rupert Murdoch, considerou que "foi uma loucura" o republicano Donald Trump ter dito que houve fraude nas eleições presidenciais de 2020, segundo documentos judiciais divulgados na quinta-feira.

A informação consta de documentação de uma ação judicial, de 2021, da empresa de sistemas de votação Dominion Voting Systems contra a cadeia Fox, de Rupert Murdoch, no Tribunal de última instância no estado de Delaware e divulgada na quinta-feira pela comunicação social.

Segundo o New York Times, a documentação inclui a transcrição de mensagens entre várias figuras de topo da conservadora Fox News, entre jornalistas e executivos, que demonstram descrédito perante as acusações de Donald Trump de que houve fraude nas eleições presidenciais de 2020, na qual se recandidatou e perdeu para o democrata Joe Biden.

São declarações que elucidam e confirmam o fim "da lua de mel" entre a Fox e os apoiantes de Trump, como escreve a agência France-Presse.

A ação judicial em causa é da Dominion Voting Systems, com um pedido de indemnização de 1,6 mil milhões de dólares, contra a Fox News por difamação.

A empresa diz-se difamada pelo canal de televisão que noticiou que as urnas de voto eletrónico da Dominion foram usadas nas eleições presidenciais para distorcer os resultados em vários estados norte-americanos.