Madeira

Comunidade brasileira reivindica representação do consulado na Região

Cerca de mil brasileiros encontram-se a residir na Madeira e Porto Santo

None

O PSD mostra-se solidário para com a comunidade brasileira residente na Região, que pede a existência de uma representação do Consulado. De acordo com o partido, cerca de mil brasileiros residem na Madeira e precisam deslocar-se a Lisboa para tratar de documentação variada.

Os deputados do PSD reuniram-se, na Assembleia Legislativa da Madeira, com um grupo de cidadãos brasileiros, com o objectivo de ouvir as suas preocupações e contributos para possíveis intervenções políticas.

Carlos Fernandes realçou que esta é uma comunidade que tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, pelo que existem novos desafios. “Actualmente, para tratar de qualquer documentação, por exemplo de um passaporte, os cidadãos brasileiros com residência na Região precisam deslocar-se ao Consulado de Lisboa”, refere o deputado, salientando que, “além do desgaste ao nível pessoal e de tempo, esta é uma situação que acarreta elevados custos para estas pessoas".

O deputado afirma que o PSD está empenhado em procurar sensibilizar as entidades responsáveis nesta matéria, no sentido de encontrar as melhores soluções para ir ao encontro das preocupações desta comunidade, da mesma forma como tem estado disponível para ouvir todas as comunidades estrangeiras a residirem na Região.