Madeira

PS promete reabrir urgências do Porto Moniz e de Santana 24 horas por dia

Sérgio Gonçalves assumiu compromisso para "quando o PS for Governo na Região"

None

Sérgio Gonçalves assegurou, hoje, que "quando o PS for Governo na Região vai proceder à reabertura dos serviços de urgência dos centros de Saúde do Porto Moniz e de Santana durante 24 por dia".

A garantia foi deixada, esta manhã, durante uma conferência de imprensa realizada junto ao Centro de Saúde do Porto Moniz, momento em que o líder socialista apontou o dedo à decisão do Governo Regional de não reabrir estes serviços no período nocturno.

Sérgio Gonçalves lembrou que "esta é uma matéria que já foi objecto de uma recomendação aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa em 2021", lamentando que o Governo Regional continue a não implementar essa medida.

 “Num território que tem perdido população, que tem uma população envelhecida e onde tantas vezes falamos de incentivos para fixar mais pessoas, os cuidados de saúde 24 horas são fundamentais para conseguirmos atingir estes objectivos”, alertou.

O líder dos socialistas madeirenses recorda ainda que a maioria parlamentar PSD-CDS 'chumbou' um requerimento de audição ao secretário regional da Saúde, acusando a coligação do Governo de "querer fugir ao escrutínio" do PS e da própria população, que merece ser esclarecida e tem de saber as razões pelas quais estes serviços não abrem 24 horas”.

Sérgio Gonçalves apontou também baterias a Miguel Albuquerque, que considerou que a reabertura do serviço de urgências permanente não faz sentido.

“O que não faz qualquer sentido é continuar a gastar mais de 33 milhões de euros por ano em nomeações e tachos para as clientelas partidárias do PSD e do CDS. Não faz qualquer sentido continuar a injectar mais de 200 milhões de euros desde 2015 nas Sociedades de Desenvolvimento e querer injectar mais 120 milhões agora, absorvendo o passivo dessas sociedades, quando se pode melhorar a condição de vida das pessoas que vivem no Porto Moniz e em Santana, abrindo os centros de saúde 24 horas”, sustentou.

Sérgio Gonçalves garantiu que os socialistas vão continuar a insistir nesta matéria e reiterou à população do Porto Moniz e de Santana que, "no dia em que o PS for Governo na Região, os centros de saúde irão abrir 24 horas”.