Madeira

PS afirma que GR coloca em risco a saúde da população de Santana e do Porto Moniz

Em causa o encerramento dos serviços de urgência durante a noite

None

O PS-Madeira emitiu um comunicado onde considera ser "inaceitável e uma prova do desprezo do Governo Regional pelas populações da costa norte a decisão do SESARAM de não reabrir os serviços de urgência de Santana e Porto Moniz durante a noite".

Sérgio Gonçalves considera que o Governo Regional está a ser negligente ao privar as populações destas localidades do acesso a estes cuidados de saúde. O presidente do PS-Madeira recorda que, já em Outubro de 2021, a Assembleia Legislativa da Madeira aprovou um projecto de resolução a recomendar ao Governo Regional a reposição do atendimento permanente dos serviços de urgência dos Centros de Saúde de Santana e Porto Moniz, pelo que "critica o facto de o executivo desrespeitar as deliberações emanadas pelo principal órgão de governo próprio da Região e, pior do que isso, ir contra a vontade da população, continuando a pôr em causa o direito desta à saúde".

“Desde 2012 que o Governo Regional tem vindo a privar as pessoas de Santana e do Porto Moniz dos cuidados de saúde urgentes no período nocturno, obrigando-as a se deslocarem para outros concelhos, esquecendo-se da dispersão geográfica destas localidades e das distâncias que têm de percorrer para esse efeito. Circunstâncias que, em determinados casos, podem levar ao agravamento da situação clínica destes doentes”, afirma Sérgio Gonçalves.

Sérgio Gonçalves faz questão de relembrar que em 2021, o  candidato do PSD à Câmara de Santana prometeu a reabertura das urgências 24 horas por dia, exigência que também era partilhada pelo CDS. “Que resposta tem agora o Governo da coligação PSD-CDS para dar às pessoas que reclamam – e bem – a reabertura destes serviços de saúde?”, questiona o presidente do PS-M.

O socialista aponta o dedo à "arrogância" de Miguel Albuquerque, que disse que ter estas infraestruturas abertas durante toda a noite é “um dispêndio de dinheiro inútil”. “Temos um presidente do Governo que considera que é inútil gastar dinheiro para assegurar os cuidados de saúde às pessoas destes concelhos do norte da ilha, mas que, paradoxalmente, opta por continuar a esbanjar milhões e milhões de euros em nomeações e tachos, em obras inventadas, bem como por pagar milhões por obras que nem chegaram a realizar-se, conforme, aliás, confessou recentemente o ex-deputado do PSD, Sérgio Marques”, constata o líder.