5 Sentidos

“O ideal é subjectivo”

Ricardo Gonçalves, Community Manager, fechou o TEDxYouth@Funchal com conselho aos jovens: “Não se apressem a conquistar o mundo”

Ricardo Gonçalves, Community Manager
Ricardo Gonçalves, Community Manager, Foto Hélder Santos / ASPRESS

Avaliar, explorar, agir, observar e usufruir, estas são as palavras chave deixadas por Ricardo Gonçalves, Community Manager, o último orador no TEDxYouth@Funchal, conferência que preencheu a tarde na discoteca Vespas, sob o tema 'Voa Miúdo!

Natural da África do Sul e a viver na Calheta, Ricardo Gonçalves nunca foi o tipo de pessoa que soubesse o que queria estudar ou o que queria ser no futuro. Acabou por concluir a licenciatura em Ciências Psicológicas e a sua trajectória e interesse pela área do desenvolvimento e capacitação do indivíduo levou-o a escolher o Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Foi no início da faculdade que conheceu o mundo do associativismo juvenil, tendo feito parte de diversos projectos ao longo do seu percurso. Fundou, em 2021, a AJMC, que tem como principal objectivo a capacitação e o desenvolvimento dos jovens madeirenses. É apaixonado pela capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Enquanto formador, tem-se dedicado às áreas do desenvolvimento pessoal, soft skills e gestão de carreira. Acredita que o mundo será sempre um lugar melhor se todos nós cooperarmos para nos desenvolvermos uns aos outros.

Porque “hoje em dia vivemos todos com pressa”, aconselhou os presentes a não colocarem essa pressão na vida ‘acelerada’ que é a actualidade. “Não coloquem essa pressão em vocês próprios. Não se apressem a conquistar o mundo”.

No fecho desta edição de estreia do TEDxYouth@Funchal, “o ideal é subjectivo”, concluiu Ricardo Gonçalves.