Madeira

Avaria num sensor obrigou Lobo Marinho a abrandar rumo ao Porto Santo

Sensor terá alertado para problema numa máquina, o que não se veio a confirmar. A avaria estará no próprio sensor, mas não afecta a viagem

None

Um alerta dado por um sensor de uma máquina do Lobo Marinho obrigou o navio a abrandar rumo ao Porto Santo, esta manhã. As equipas a bordo do navio estiveram a analisar o motivo do alerta, mas não encontraram qualquer problema, pelo que foi retomada a viagem rumo à ilha dourada. A avaria estará no sensor.

De acordo com Carlos Perdigão Santos, o Lobo Marinho “nunca parou”, tendo apenas abrandado por segurança, protegendo-se das ondas que eram mais fortes ao largo de Machico, podendo ter dado a sensação de que inverteria a marcha.

O administrador executivo da Porto Santo Line revela que, não tendo sido detectado qualquer problema, estima-se que em breve o navio possa chegar ao Porto Santo, apesar do atraso. A viagem de volta ao Funchal, pelas 19 horas, continua inalterada.

Questionado sobre uma avaria após um longo período de paragem para manutenção, explicou ao DIÁRIO que este tipo de avarias apenas é detectável quando acontecem. “Se o sensor está a trabalhar normalmente aquando da manutenção, não é expectável que exista a avaria. Só é substituído se, efectivamente, avariar”, explica Carlos Perdigão Santos.

Segundo o site Marine Traffic, o Lobo Marinho saiu do Porto do Funchal já com um ligeiro atraso, pelas 8h10, sendo que pelas 8h50 abrandou consideravelmente ao largo de Machico, hora em que terá sido dado o alerta de avaria pelo sensor. Pelas 9h40 seguiu novamente a rota para a ilha dourada.

O navio está, neste momento, a sensivelmente meia hora do porto de abrigo do Porto Santo.

"São 27 anos a bordo do navio Lobo Marinho, tenho aqui uma segunda casa e família"

Tome nota da agenda desta sexta-feira, 10 de Fevereiro, Dia Mundial das Leguminosas;

Carolina Rodrigues , 10 Fevereiro 2023 - 07:07