5 Sentidos

O importante “não é apenas ser ouvido, é sentir que é ouvido”

Eva Xavier, estudante de 10º ano na Escola Secundária Francisco Franco

None
Hélder Santos/Aspress

Eva Xavier, aluna de 10º ano na Escola Secundária Francisco Franco, sempre teve um pequeno amor pela participação jovem. No 7º ano, prometeu a si mesma que participaria em tudo o que conseguisse, e assim o fez. Entre projectos a nível regional, como o Parlamento Jovem Regional, até conferências de foro internacional, como o lançamento da Estratégia dos Direitos da Criança 2022-2027, tem garantido que todas as conversas e situações em que se encontra são tidas em conta nas suas sugestões e intervenções.

A oradora mais jovem do TEDxYouth@Funchal, conferência a decorrer esta tarde na discoteca Vespas, sob o tema 'Voa Miúdo!', deu voz a esse entusiasmo pela participação, que é também partilha. “A participação é ‘voar’” afirmou a jovem, e “cada voo é único. Cada voo é de cada um”. Terminou a intervenção lembrando à plateia que o importante “não é apenas ser ouvido, é sentir que é ouvido”.

Antes de abandonar o placo, assumiu publicamente o desejo de poder representar os jovens madeirenses nas Nações Unidas: “Se me derem a oportunidade eu vou de boa vontade”, declarou.