Madeira

Há cada vez mais ovelhas mortas por atropelamento nas serras da Madeira

None
Foto Arquivo

Esta sexta-feira, 10 de Fevereiro, duas ovelhas foram encontradas mortas na estrada na zona do Poiso. Ao que foi possível aferir, esta não é uma situação isolada, pois segundo uma denúncia recebida pelo DIÁRIO há mais casos semelhantes.

“Tenho notado um aumento” confirmou ao DIÁRIO João Abel Freitas, presidente da Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso, acrescentando que nos últimos dias foram mais de uma dezena de ovelhas mortas que apareceram nas estradas tanto no Poiso como na zona do Monte.

Mais passeios e mais turistas têm levado a um aumento de trânsito que poderá ser a causa para estes acidentes: “Eu penso que seja do trânsito. Se até as pessoas são atropeladas, quanto mais os animais”, disse.

Ao que foi possível averiguar, não existe qualquer barreira entre a estrada e a zona de pasto: “Não há protecção para as estradas, mas há dois vigias que acompanham o rebanho, mas é difícil controlar”, explicou João Abel Freitas.

Testemunhas que frequentam o local relatam que é comum encontrar os animais na via e que algumas vezes estão deitados. "Várias vezes de manhã pelas 7h30 encontramos algumas ovelhas nas bermas da estrada antes de chegar ao Poiso e também depois de passar”, relatando ainda que “algumas ficam deitadas por vezes no meio da via, o que se torna muito perigoso para elas e para quem conduz”.

"As [ovelhas] brancas ainda se destacam, mas as castanhas e pretas por vezes ficam difíceis de ver", informam as testemunhas.

O presidente Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso explicou que a Polícia Florestal tem conhecimento da situação, assim como o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), referindo que foi pedido que fosse feito algo para resolver o assunto.