Madeira

Número de processos de falência, insolvência e recuperação de empresas diminui no 3.º trimestre de 2022

Quebra em termos trimestrais, mas aumento em termos homólogos

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O número de processos relacionados com falências, insolvências e recuperação de empresas, entrados na Comarca da Madeira, "diminuiu de 65 no 2.º trimestre de 2022 para 51 processos no 3.º trimestre de 2022 (-21,5%)", informa hoje a Direcção Regional de Estatística (DREM), de acordo com a informação fornecida pela Direção Geral de Política de Justiça (DGPJ).

"Comparando com o trimestre homólogo (41 processos), observou-se uma subida de 24,4%", assegura numa análise aos dados. "De ressalvar que na leitura da variação trimestral deve ser tido em conta o facto do 3.º trimestre ser habitualmente aquele com menor movimento de processos desta natureza, por coincidir com as férias judiciais", recorda.

Assim, neste "3.º trimestre de 2022, contabilizaram-se 49 processos findos, 46 (93,9%) dos quais terminaram em falência ou insolvência", sinaliza, sendo que "este número de falências/insolvências foi inferior ao do trimestre anterior (72), mas superior ao do trimestre homólogo (38)".

Já no que se refere ao "tipo de pessoa envolvida nas falências/insolvências decretadas, o peso das pessoas singulares no total dos processos foi superior ao das pessoas coletivas, representando 89,1% do valor total". E acrescenta: "Com efeito, das 46 falências/insolvências decretadas neste trimestre, 41 foram de pessoas singulares e 5 de pessoas colectivas. Este resultado está de acordo com a tendência habitual, sendo que apenas no 2.º trimestre de 2020 se verificou uma excepção, com o número de falências/insolvências decretadas de pessoas colectivas a superar o de pessoas singulares."