País

Parlamento autoriza deslocação do Presidente da República a Roma

None

O parlamento autorizou hoje a deslocação do Presidente da República a Roma para participar, "em representação de Portugal", nas cerimónias fúnebres do Papa emérito Bento XVI, com abstenções do Chega e do BE.

O Chega justificou a abstenção com o argumento de que o assentimento do parlamento não seria necessário, dizendo que "tudo aponta para que se trate de uma viagem não oficial com duração não superior a cinco dias", e apenas seria obrigatório o Presidente da República dar conhecimento prévio aos deputados.

Por isso, justificou o deputado Diogo Pacheco de Amorim, o Chega entendeu não ter de se pronunciar nem a favor nem contra esta deslocação.

O pedido de Marcelo Rebelo de Sousa pede o assentimento da Assembleia da República para se deslocar entre hoje e quinta-feira a Roma "para participar, em representação de Portugal, nas cerimónias fúnebres de Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI."

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou hoje o decreto de luto nacional pela morte do Papa emérito Bento XVI, que se vai cumprir na quinta-feira, dia das cerimónias fúnebres.

Apenas as delegações do Governo e da Presidência de Itália e da Alemanha participarão oficialmente da cerimónia.

O funeral de Bento XVI realiza-se na quinta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 09:30 locais (08:30 em Lisboa), numa celebração presidida pelo Papa Francisco.

Bento XVI morreu no sábado, no antigo mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde residia desde 2013, após ter renunciado ao papado.