Madeira

Milhares de trovões e relâmpagos 'iluminaram' Porto Santo

Descargas eléctricas foram captadas pela objectiva no fotógrafo Fábio Brito e rede de detectores do IPMA 'apanhou' dois raios que tocaram no solo da Ilha Dourada

Ao todo foram registadas mais de 13 mil descargas eléctricas ao longo do dia 26 de Dezembro, a grande maioria no arquipélago da Madeira.

Foram diversos os raios observados, na última noite, em todo o arquipélago da Madeira, com especial enfoque no Porto Santo, onde pelo menos dois atingiram o solo.

A informação recolhida pela rede de detecção e localização de descargas elétricas atmosféricas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) permite perceber que o primeiro raio nuvem-solo foi captado às 18h58 e 'tocou' no Cabeço do Guilherme, enquanto outro foi detectado no Pico Castelo (19h07).

O período de maior actividade eléctrica assinalou-se entre as 17 e as 22 horas da Primeira Oitava e os raios concentraram-se com grande intensidade e por largo tempo na Costa Norte do Porto Santo, o que poderá explicar o condicionamento de dois voos.

O primeiro, operado pela Tui Airways, chegava proveniente de Manchester com destino à Madeira e acabou por divergir para a ilha de Tenerife, em Canárias. Entretanto, logrou aterrar em Santa Cruz pelas 23 horas.

Voo divergido proveniente de Manchester acaba de aterrar em Santa Cruz

O voo TOM2102, operado pela TUI Airways, proveniente de Manchester (Reino Unido), que havia sido divergido ao início da noite desta segunda-feira, 26 de Dezembro, conseguiu entretanto aterrar no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo.

Também o voo de ligação inter-ilhas, operado pela Binter, sofreu um atraso na viagem entre Porto Santo e a Madeira. A tripulação e os passageiros foram obrigados a aguardar quase duas horas - a viagem estava marcada para as 19h55 e o ATR apenas descolou às 21h30 da Ilha Dourada.

Ao todo foram registadas pelo IPMA mais de 13 mil descargas eléctricas ao longo do dia 26 de Dezembro, a grande maioria no arquipélago da Madeira.