Fact Check Madeira

O Centro de Saúde do Bom Jesus continua a disponibilizar uma consulta de Medicina Sexual?

Nunca foi suspensa a consulta de Medicina Sexual que é disponibilizada, desde Março de 2014, no Centro de Saúde do Bom Jesus, por uma médica especialista em Medicina Geral e Familiar e formação em Sexologia Clínica.
None

A proposta de projecto de resolução do PS-Madeira que ontem foi discutida na Assembleia Legislativa da Madeira, que “recomenda a reactivação das consultas de medicina sexual na Região Autónoma da Madeira e o alargamento da sua oferta no território regional”, trouxe à ordem do dia um aspecto que, em Maio do ano passado, levou a algum falatório, envolvendo o Serviço Regional de Saúde (SESARAM) e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul.

A dúvida que se coloca é se a consulta de Medicina Sexual continua a existir ou não e se sim, em que locais e em que moldes.

No debate de ontem, no parlamento madeirense, os deputados do PS-Madeira que se pronunciaram sobre o assunto insistiram que a consulta estava actualmente suspensa, pedindo, por isso, a “reposição de um direito dos e das utentes do Serviço Regional de Saúde que, desde Maio de 2022, estão privados de aceder a consultas de Medicina Sexual”.

Posição semelhante foi assumida pelo deputado do JPP.

Todos eles advogaram a importância desta consulta na resolução dos problemas relacionados com disfunções sexuais e criticaram a posição assumida pelo Governo Regional em relação a estas matérias.

Pela maioria PSD/CDS, coube à médica Conceição Pereira defender ‘a honra’ do Serviço Regional de Saúde, apontando que “a consulta de Medicina Sexual continua a funcionar no Centro de Saúde do Bom Jesus, agora com um período semanal”, ao contrário dos dois períodos por semana que vinham acontecendo desde Março de 2014 até ao mês de Maio do ano passado.

Ainda no âmbito desta consulta, a médica esclareceu que a mesma continua a ser ‘dividida’ entre o ‘Bom Jesus’ e o Hospital dos Marmeleiros, no serviço de Psiquiatria, onde se mantém a consulta de Psicologia que estava afecta desde o início à Medicina Sexual. “São duas consultas independentes, mas em articulação”, deixando claro que “as consultas existem e funcionam nos moldes considerados os mais adequados”.

Perante as dúvidas que se levantaram procurámos esclarecer, junto do SESARAM, se a consulta de Medicina Sexual havia sido ou não suspensa em Maio do ano passado e se, actualmente, a mesma continuava a existir ou não.

O DIÁRIO falou com Fábio Camacho, coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde da Região (ACES), que tem à sua responsabilidade o Centro de Saúde do Bom Jesus, local onde decorria e onde se mantém activa a consulta.

O também médico afiançou que a mesma nunca foi suspensa e que apenas houve um ajuste do tempo que a profissional afecta a essa consulta lhe dedicava, traduzindo-se numa adequação à procura e consequente redução do número de horas semanais.

“Houve realmente uma redução do número de horas atribuído a esta consulta em relação ao que se verificava no passado, mas essa redução foi de acordo com a procura registada e em diálogo com a directora do centro de saúde, que identificou que alguns períodos não eram efectivamente preenchidos. O ajuste que foi feito está de acordo com a procura”, realça.  

Portanto, é verdadeiro que a consulta nunca foi suspensa, houve apenas uma redução do seu horário. Neste momento, a consulta decorre todas as terças-feiras, entre as 11 e as 13 horas.