Madeira

Seis serviços hospitalares e quatro centros de saúde alvo de avaliação

None

Estão a decorrer de 23 a 27 de Janeiro auditorias de avaliação externas a seis serviços hospitalares e a quatro centros de saúde da Região Autónoma da Madeira, que se encontram em processo de renovação de certificação pelo Modelo de Certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde (adaptado do modelo ACSA), revelou hoje o SESARAM.

De acordo com a nota remetida à imprensa, as auditorias decorrerão de acordo com o seguinte plano:

- 23.01.2023: CS Santo António e Serviço de Cirurgia Cardiotorácica

- 24.01.2023: CS Machico e Serviço de Ginecologia-Obstetrícia

- 25.01.2023: CS Caniço e Serviço de Medicina Intensiva

- 26.01.2023: CS Ribeira Brava e Serviço de Anestesiologia

- 27.01.2023: Unidade de Cuidados Paliativos e Serviço de Patologia Clínica

Refira-se que em 2012, o conselho de administração do SESARAM assinou um protocolo com o Departamento de Qualidade na Saúde da Direcção-Geral de Saúde (DGS) e adoptou o modelo ACSA. Trata-se de um referencial espanhol, da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia, que, segundo a DGS, era o que mais se adaptava ao modelo institucional português de unidade de saúde. Desde então, é esse o modelo que está em vigor.

É designado de Modelo de Certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde e implica que os serviços tenham de fazer uma auto-avaliação e depois uma avaliação externa, que vai avaliar com rigor o nível de desempenho dos cuidados prestados em função de referenciais padronizados de qualidade, que são os ‘standards’. Ou seja, esse nível de desempenho é avaliado a partir da comparação com esses padrões.

A certificação tem o nível de “bom”, “óptimo” ou de “excelente”, em função da quantidade de ‘standards’ do referencial ACSA que a unidade consegue cumprir.

O SESARAM tem, à data, pelo menos 24 unidades acreditadas e/ ou em processo de certificação.

Recorde a entrevista publicada no DIÁRIO, em Maio do ano passado, com Cristina Esteves, coordenadora do Gabinete da Qualidade do SESARAM: